54% da população brasileira é preta
CBN Cascavel

Opinião

54% da população brasileira é preta

Por Gilson Aguiar em 20/11/2023 - 08:00

Por que Zumbi e Palmares?

Hoje é o Dia da Consciência Negra, dia 20 de novembro. A data faz referência a morte do líder do Quilombo de Palmares, Zumbi.

Os quilombos foram inúmeros durante a escravidão e, por isso, é um dos importantes símbolos de resistência a escravidão. Palmares, foi o maior quilombo da América Latina e reuniu em torno de 20 mil pessoas.

O historiador baiano João José Reis, uma das referências no Brasil no estudo da escravidão, defende que é necessário resgatar a história afro no Brasil e da identidade dos afrodescendentes por eles mesmos.

Segundo Reis, a história da escravidão sempre foi contada pelo olhar ocidental, o olhar branco. A reconstrução dos fatos que marcaram a relação escravocrata é uma versão oficial e não original.

Nos anos de 1970, a produção historiográfica brasileira iniciou a releitura de fatos que marcaram a resistência dos negros ao trabalho escravo. Foi uma destas pesquisas que registrou o dia 20 de novembro como o da morte de Zumbi dos Palmares.

Lei Áurea perdeu sentido?

Seguindo esta tendência, o "Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial", na década de 1970, resgatou Palmares e Zumbi. Desta forma, o 13 de maio de 1888, ano em que se assinou a Lei Áurea, perdeu a importância.

A Lei assinada pela princesa Isabel, filha do Imperador Dom Pedro II, colocando fim a escravidão no Brasil, não é considerada algo que representa a resistência dos negros. A abolição deixou os libertos em condição de miséria e abandono.

Importante lembrar que o processo de abolição da escravidão no Brasil foi marcado por ser lento e gradual. Demorou muito a ser concluído e libertou os escravizados com uma preocupação de não prejudicar a lavoura em expansão.

Efeitos da escravidão

E se você considera que esta questão não está relacionada a sua vida, é bom repensar. O Brasil tem 54% de sua população negra, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E esta população não está entre os mais privilegiados. Na relação inversa, os negros são os que tem os piores salários e a pior qualidade de vida.

Os negros são a maioria dos que são vítimas de violência. Lembrando que as mulheres negras têm os piores salários e são as que mais sofrem violência doméstica. As mulheres pretas estão entre a maioria dos desempregados.

Somos um país afro, o maior fora da África e com uma população preta maior que muitos países africanos. Por isso, temos que conhecer e reconhecer a África que há em nós de maneira incisiva e orgulhosa, como muitos fazem quando traçam a ponte que os liga as nações europeias.

O Dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra e de lembrarmos Zumbi dos Palmares, faz sentido.

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria