Ação educativa apresenta projeto-piloto de nova sinalização com "área de espera" para motos em semáforos
Assessoria

Dia do Motociclista

Ação educativa apresenta projeto-piloto de nova sinalização com "área de espera" para motos em semáforos

Por Redação via Assessoria em 26/07/2021 - 19:00

Popularmente conhecidos como “bolsões” no trânsito, as áreas de espera segura para motos em semáforos serão oficialmente lançadas em Cascavel neste Dia do Motociclista – 27 de julho -, com uma nova sinalização na Rua Erechim, no cruzamento com a Vicente Machado. No local a Transitar colocou placas orientativas e fez a pintura na pista antes da faixa de pedestre indicando onde as motocicletas devem aguardar a abertura do semáforo. Uma ação educativa será realizada às 10 horas desta terça-feira (27) para incentivar o uso correto da área segura.

O engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin, explica que a rua escolhida é via de mão única, com semáforo para pedestre, acúmulo de veículos e ideal para avaliar o comportamento de todos os que transitam pelo local. Em um tempo estimado de seis meses será avaliado se os motociclistas estão utilizando corretamente a área segura, respeitando a travessia do pedestre e avaliado o índice de acidentes. “O que se espera é a redução de conflito entre automóveis e motociclistas, proporcionando maior segurança aos motociclistas no momento da abertura do semáforo, além de aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia do pedestre, pois à frente, terão maior visibilidade do pedestre do que no corredor”.

A sinalização da área segura para motos está prevista na Resolução Nº 550/2015 do Contran, que estabelece, em caráter experimental o procedimento e os requisitos para apreciação dos equipamentos de trânsito e de sinalização não previstos no Código de Trânsito Brasileiro. A área segura já foi adotada em grandes centros do Brasil, como São Paulo, Brasília e Curitiba, e é modelo na Espanha por exemplo. Dependendo do resultado do projeto-piloto em Cascavel, será expandida para os principais cruzamentos da cidade.

Notícias da mesma editoria