Cascavel, cidade hospitaleira, de gente trabalhadora. Por aqui a rotina começa cedo, com um cafezinho e a certeza de um dia dedicado e feliz.
Mas a história de Cascavel começou lá atrás, em 1557, quando os espanhóis fundaram a Ciudad del Guairá, atual Guaíra.
Uma nova ocupação iniciou a partir de 1730, com o tropeirismo, mas o povoamento no município começou efetivamente no final da década de 1910, por colonos caboclos e descendentes de imigrantes eslavos, no auge do ciclo da erva-mate.
A vila começou a tomar forma em 28 de março de 1928.
Na década de 1930, com o ciclo da erva-mate já extinto, iniciou-se o ciclo da madeira, que atraiu grande número de famílias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A vila foi oficializada pela prefeitura de Foz do Iguaçu em 1936, já com a denominação de Cascavel.
A emancipação ocorreu finalmente em 14 de dezembro de 1952, juntamente com a cidade vizinha Toledo.
Com o ciclo da madeira encerrado no final da década de 1970, Cascavel iniciou a fase de industrialização e o início gradativo da atividade agropecuária.
Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos.
São mais de 360 mil habitantes, uma metrópole em construção. O último estudo Desafios da Gestão Municipal, colocou o município na 6ª posição geral no ranking de melhor cidade do Brasil.
Cidade de muitas raças, povos e etnias, por aqui todos são bem-vindos, gaúchos, catarinenses, paulistas, alemães, italianos e os nossos queridos imigrantes venezuelanos, haitianos.
Um município localizado no Oeste do Paraná repleto de origens, cultura e costumes que passam de geração a geração.
Cascavel é uma vitrine para o Brasil. Apesar de muitas mudanças, continua crescendo, mas sempre preservando suas raízes com olhar para o futuro.