Cascavel inicia a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19
Foto Assessoria

Coronavírus

Cascavel inicia a aplicação da 3ª dose da vacina contra a Covid-19

Por Redação em 17/09/2021 - 17:50

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta sexta-feira (17), a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19. Os primeiros a receberem o reforço foram idosos das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

As doses de reforço são para todos os idosos com 70 anos ou mais, independente de ter tomado a vacina CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen. O intervalo para o reforço será de seis meses após a última dose.

Na segunda-feira (20), começa a vacinação para idoso de 70 anos ou mais e imunodeprimidos - pacientes cujos mecanismos normais de defesa contra infecções estão comprometidos. A vacinação será feita pela manhã em todas as unidades, com exceção das unidades do Santa Cruz, Nova Cidade e Floresta, que estão com atendimento exclusivo para Covid-19. Pessoas com HIV devem receber a vacina preferencialmente no Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias (Cedip).

O prefeito Leonaldo Paranhos já havia solicitado o início da vacinação da terceira dose e, de acordo com o secretário de Saúde, Miroslau Bailak, houve autorização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O secretário explica que as pessoas que tenham imunodepressão devem apresentar um laudo médico para tomar a vacina. “Estaremos vacinando as pessoas acima de 70 anos e aquelas que têm a chamada imunodepressão, ou seja, comprometimento imunitário, pessoas como, por exemplo, com HIV positivo, com doenças reumáticas crônicas, aquelas que estão em tratamento ativo de quimioterapia e ainda outras patologias com laudo médico pode se dirigir a qualquer uma dessas unidades e tomar a terceira dose”, explica.  Pessoas transplantadas com órgãos sólidos também poderão receber a terceira dose.

2ª dose

A vacinação da segunda dose segue normalmente na unidades de saúde, de segunda a sexta-feira. Com exceção das três unidades Covid-19, todas as demais estão aplicando a dose das 13h às 17h. A segunda dose também é aplicada no Centro de Eventos no horário das 8h às 17h.

 

Confira a vacinação da segunda dose:

Segunda-feira (20): para quem recebeu a 1ª dose nos dias 26 e 28 de junho.

Terça-feira (21): para quem tomou a 1ª dose em 29 de junho

Quarta-feira (22): para quem tomou a 1ª dose em 30 de junho

Quinta-feira (23): para quem tomou a 1ª dose em 1º de julho

Sexta-feira (24): para quem tomou a 1ª dose em 2 de julho

Notícias da mesma editoria