Com a chegada da vacina norte-americana Pfizer, produzida em parceria com o laboratório alemão BioNTech, Cascavel ampliará a vacinação com a primeira dose para gestantes e puérperas com comorbidades, nesta quarta-feira (19).
O imunizante será distribuído de maneira uniforme entre as 42 unidades de saúde e precisa ser utilizado no prazo máximo de cinco dias.
A Secretaria de Saúde de Cascavel vai priorizar a aplicação da vacina americana, devido ao vencimento mais curto em relação a AstraZeneca.
Também será ampliada para amanhã (19/5) a primeira dose das pessoas com 45 anos ou mais do grupo comorbidades. A imunização nesta fase vem ocorrendo de forma escalonada por faixa etária, dos 59 até 18 anos.
“Recebemos hoje às 16 horas a remessa da Pfizer, por esse motivo precisamos estar atentos à necessidade de ajustar o cronograma e incluímos as grávidas com as doses da vacina norte-americana. O grupo comorbidades, aberto no último sábado, seguirá por critério de idade, do mais velho para o mais novo, até 18 anos completos. Conforme a disponibilidade de doses ampliamos a imunização nos próximos dias”, afirma o secretário de Saúde Miroslau Bailak.
O atendimento nas UBSs e USFs é 8h às 12 horas, priorizado no período da manhã a aplicação da anticovid.
Durante a tarde, servidores atendem ao grupo prioritário da vacina da Influenza e demais doses de rotina.
Serviço
CRONOGRAMA
Vacina contra a Covid para 45 anos ou mais com doenças crônicas
Horário: 8h e 12H
Dia: 19 maio
Local: nas UBSs e USFs
Vacina contra a Covid gestantes e puérperas com comorbidades
Horário: 8h e 12H
Dia: 19 maio
Local: nas UBSs e USFs
Vacina contra a Covid Professores rede municipal, estadual e particular (Ensino Fundamental)
Serviço
Dias: até 21 de maio
Local: Centro de Eventos
Horário: 8h e 17H (conforme a disponibilidade de doses).
A partir de segunda-feira (24)
A segunda dose contra a covid para idosos a partir de segunda-feira (24) vai ocorrer no sistema Drive-thru no Centro de Eventos. A central de vacinas na Unioeste será desinstalada.
COMORBIDADES
Os pacientes precisam apresentar um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência e o laudo médico/prescrição com informações da doença preexistente.
Cascavel segue à risca a orientação do Ministério da Saúde e o grupo das pessoas com comorbidades será vacinado por idade.
No Portal do portal do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) tem o link disponibilizado para os médicos. Essa orientação é válida para os pacientes com comorbidades atendidos pela rede privada.
Já os pacientes atendidos pelo SUS a comorbidade pode ser comprovada pela unidade, mas é recomendável que seja levado o documento que comprova a situação.
Clique aqui e veja aos 22 tipos de doenças listadas no Plano de Imunização Contra a Covid-19.
Assessoria