Cidades do litoral do Paraná registram alagamentos por conta da chuva

Litoral

Cidades do litoral do Paraná registram alagamentos por conta da chuva

Por Redação em 29/11/2022 - 09:15

A grande quantidade de chuvas no Paraná causou uma série de transtornos para moradores de cidades do litoral do estado. Municípios registram diversos pontos de alagamentos e há relatos de moradores ilhados. Segundo a Defesa Civil do Paraná, não há números consolidados de quantas pessoas foram afetadas.

Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), choveu cerca de 150 milímetros na região metropolitana de Curitiba nesta segunda-feira (28). Próximo do litoral, o volume de chuva variou entre 37 e 146 milímetros. O assessor de comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal, afirmou que a quantidade de pessoas afetadas segue sendo contabilizada.

Player Ouça

Em Guaratuba, a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros foram deslocados até os bairros Cubatão e Limeira no final da tarde de segunda-feira (28) para levar água para a população. Moradores da área estão isolados por conta do grande volume de chuvas, mas não há registro de desabrigados no local.

Segundo a prefeitura, as autoridades continuam monitorando a evolução das chuvas e pontos de possíveis alagamentos. Em Morretes, há pontos de alagamento no Centro da cidade. Em Guaraqueçaba e Paranaguá também foram registradas cheias.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que parte do Paraná segue em alerta vermelho para risco de chuva superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia. Há grande risco de alagamentos de rios e deslizamentos de encostas em cidades com áreas de risco. O assessor da Defesa Civil traz orientações para que os moradores tomem cuidado.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria