Nesta segunda-feira (15) é celebrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil. A data marca a conscientização sobre os sintomas e causas da doença, para que pais e familiares fiquem atentos aos sinais mais freqüentes.
Levantamento do INCA (Instituto Nacional de Câncer), estima que são identificados mais de 8 mil novos casos de câncer infanto-juvenil todos os anos.
Identificar os sinais do câncer em crianças e adolescentes pode ser um grande desafio para alguns pais, mas é preciso ficar atento para manifestações adversas que aparecem no corpo da criança, pois eles podem se confundir com doenças comuns da infância.
De acordo com a oncologista pediátrica do Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel, Carmem Maria Costa Mendonça Fiori, o câncer infantil não tem como prevenir e necessita atenção aos indícios da doença para a descoberta no início.
Ela falou ao programa CBN Cascavel 2ª Edição (2ª a 6ª feira, das 14h às 16h), quando alertou que, “a persistência de sinais e sintomas, após um tratamento especifico, poderá servir de alerta para a possibilidade de câncer.
Com assessoria