Em entrevista à CBN nesta semana, o diretor-geral do Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde), Samu Oeste, citou a respeito dos cargos que têm direito à gratificação no Consórcio, por conta do acúmulo de funções.
A reportagem da CBN recebeu uma lista com pelo menos 65 nomes de funcionários que recebem o benefício. Algumas gratificações chegam a R$ 7,5 mil por mês, para apenas um funcionário. José Peixoto esteve em uma reunião na 10ª Regional de Saúde de Cascavel na manhã desta sexta-feira (16), e falou novamente sobre o assunto.
Ele diz que são 90 funcionários que recebem gratificação. São R$ 170 mil mensais pagos apenas para estes benefícios. Algumas gratificações são bem maiores, inclusive, que o salário base dos servidores.
Peixoto diz que não é possível enxugar a folha de pagamento, porque, segundo ele, já está restrita, e que só ganha gratificação quem se especializa e faz mais de uma função.
Sobre os pagamentos afetarem o índice prudencial dos mais de 40 municípios que fazem parte do Consórcio, o diretor diz que os pagamentos são autorizados pelos prefeitos da região.