É falsa a notícia que circula na internet na qual diz que quem não fez a biometria não poderá votar nas próximas eleições, em outubro deste ano. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por meio da Central de Combate à Desinformação, esclarece dúvidas, presta informações e desmentiu essa fake news sobre o processo eleitoral de 2022.
Esse mesmo conteúdo já havia circulado no começo deste ano, em janeiro, e foi contestado pelo Gralha Confere, um programa TRE que combate à desinformação.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral o cadastro biométrico está suspenso desde 2020, assim que começaram os primeiros casos de Covid-19 no Brasil, como forma de prevenir o contágio, já que as digitais só podem ser coletadas pessoalmente. Entretanto, o órgão destaca que as pessoas que estão em situação regular com a Justiça Eleitoral poderão votar normalmente, não haverá nenhum impedimento por não ter feito o cadastramento das digitais. Como explica a coordenadora de comunicação social do TRE, Rubiane Kreuz.