Reuniões excessivas e desnecessárias
O que você pensa das reuniões nas empresas? Necessárias, mas insuportáveis? Algumas desnecessárias e não se sabe o “porquê” foram marcadas, convocadas?
Há aquela que é necessária, mas você não sabe o que está fazendo nela. Qual o motivo para ter sido convidado. Você sai do mesmo jeito que entrou.
Porém, o que considero a pior de todas as reuniões é aquela cuja pauta poderia ser tratada de outra forma. Na prática é uma sequência de informações. Não seria necessária uma reunião para as pessoas serem informadas.
Sim, muitas das reuniões das quais participamos são meros informes que são dados, o líder, quem convocou, fala o tempo todo. Uns e outros dão sua opinião, e nada do que foi falado é acatado, nada muda ou é deliberado.
O excesso de comunicação também mata
A comunicação dentro da empresa peca pelo excesso como pela falta. Acredite, o abuso no número de informações pode travar um ambiente de trabalho e desanimar as pessoas. No mar de conteúdos, os que são relevantes se perdem.
Uma reunião é momento fundamental do encontro entre pessoas e isso necessita ser valorizado. Desta forma, deve ser raro e extremamente produtivo, eficiente e deliberativo.
Se não é para ser assim, mande um informe por outros canais de comunicação e tome cuidado. Lembre-se, a comunicação em excesso gera desinformação e desinteresse. Não banalize uma reunião.