BIOPARK

Governador tem agenda em Toledo nesta sexta-feira

Em 14/01/2020 - 11:26

A primeira usina de Biometano no Paraná será em Toledo. Com o objetivo de solidificar a parceria entre Governo do Paraná, Município de Toledo e ME-LE, referência na construção de usinas do gênero, o Governador Ratinho Júnior virá ao Município no dia 17 de janeiro.

 

Toledo terá o projeto-piloto no estado na produção de energias renováveis devido seu potencial latente de aproveitamento de recursos locais, com ampliação de seu sistema energético e sanitário. visa-se solidificar a construção da primeira usina de Biometano do Paraná. Serão Investidos cerca de R$ 100 milhões para a construção de três usinas na primeira fase do projeto-piloto.

 

Toledo, como referência na produção agroindustrial e responsável pela produção de 1/4 dos suínos do estado do Paraná, é palco para um grave problema com a gestão dos resíduos na produção de proteína suína, chegando ao ponto de limitar a expansão de granjas devido à ausência de local adequado para destinação de dejetos e subprodutos gerados pela própria produção, que por consequência causa diminuição no potencial econômico.

 

Com olhos no futuro, Toledo aproveitará uma especificidade da matriz econômica local para a transformação de passivos ambientais da produção em ativos energéticos que promoverão a diminuição dos custos da própria estrutura econômica, visando permitir a expansão da produção da cadeia da suinocultura e da transformação do passivo em nova matriz econômica e energética.

 

Programação:

 

9h às 10h: Reunião fechada Governador, representantes das cooperativas, autoridades e convidados

 

10h Coletiva no Biopark.

 

10h30 Assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Paraná, Toledo e ME-LE para a construção da primeira usina de biometano e CO2 com geração de energia equivalente a 3,3 Megawatts/Hora com o uso de 17.000M³ de Biometano por dia.

 

*Assinatura do Protocolo de intenções para estruturação de laboratório da TECPAR para certificação e de análise dos materiais derivados do tratamento dos passivos ambientais.

 

*Entrega das licenças prévias da Usina de Biometano, da Usina de Bioenergia.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria