Governo acredita em início de testes com vacina russa em 45 dias
Imagem ilustrativa Livre Pixabay

Covid-19

Governo acredita em início de testes com vacina russa em 45 dias

Por Redação em 27/08/2020 - 22:00

O Governo do Paraná deve submeter à Anvisa dentro dos próximos trinta dias o protocolo de validação para a fase 3 de estudos clínicos da vacina russa no País.

Depois de aprovado, a previsão é que o início dos testes aconteça em mais 15 dias. Deverão ser testadas no mínimo 10 mil pessoas no Brasil, com prioridade para profissionais de saúde.

Nesta quinta-feira, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Tecpar, Jorge Callado, participaram, em Brasília, de reuniões com a Anvisa e a Embaixada Russa no Brasil para agilizar o processo de aprovação dos testes pelos órgãos regulatórios nacionais.

Pela manhã a comitiva paranaense conversou com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, para ajustar os termos do protocolo. No início da tarde, o encontro foi com o embaixador russo no Brasil, Sergey Akopov, para tratar de questões técnicas para o início dos testes e eventual produção da vacina pelo Tecpar.

Segundo Jorge Callado, o laboratório russo já enviou informações sobre a vacina, que estão protegidas pelo termo de confidencialidade já assinado entre as partes.

Player Ouça

Caso as avaliações e aprovações aconteçam dentro do prazo esperado, Jorge Callado acredita que o Paraná poderá começar a testagem em 45 dias, inicialmente com 10 mil voluntários. O número final só será definido após a conclusão do protocolo de validação.

Repórter Vanessa Fernandes com informações da AEN

CBN CURITIBA

Notícias da mesma editoria