NOSSA SENHORA DA SALETE

Hospital do Coração está sem credenciamento para transplante de rim

Em 24/10/2019 - 11:56

O Hospital Nossa Senhora da Salete, conhecido como hospital do coração de Cascavel, está impedido de fazer transplante de rim. A informação é do governo do Estado. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, o credenciamento do hospital venceu ainda no dia 30 de setembro deste ano. E a partir da data, há um prazo de 90 dias para que a administração apresente a documentação e renove o contrato. De acordo com a Secretaria de Saúde, dentre as documentações necessárias está a licença sanitária. Que ainda não foi apresentada. O processo de liberação sanitária está para ser finalizado assim que os documentos foram apresentados e o serviço de transplante reestabelecido.

O Estado informa que, como os pacientes não podem ficar desassistidos até que o credenciamento seja efetivado, o serviço de transplante buscou alternativas na rede do Estado e encontrou capacidade de absorção desses pacientes de Cascavel no Hospital Angelina Caron, em Campina grande do sul.

A Secretaria enfatiza que os pacientes não ficarão desassistidos. O deslocamento de pacientes vai gerar mais custo para os municípios que fizerem encaminhamento, inclusive com diárias para pernoite, quando for o caso. Já que, com a mudança, os municípios, em vez de transportar os pacientes até Cascavel, precisarão levar a Curitiba.

Em nota, o Estado ressalta que não é qualquer hospital que pode assumir o transplante, mas sim local já habilitado em transplante renal e o único hospital que manifestou as condições e a possibilidade de atender os pacientes sem superlotação foi o Angelina Caron.

A nossa equipe de reportagem procurou a direção do Hospital Nossa Senhora da Salete e aguarda resposta.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria