O Governo do Paraná anunciou, nesta sexta-feira (26), uma campanha junto aos municípios para vacinar os grupos prioritários contra a Covid-19 de domingo a domingo. A ideia, de acordo com o governador Ratinho Junior (PSD), é acelerar a aplicação em cidades que têm mais dificuldades de operacionalizar o Plano Estadual de Vacinação.
Até a manhã desta sexta-feira, a média de aplicação da primeira dose nos municípios ainda era de quase 70%, segundo balanço do Vacinômetro, abastecido a partir de dados informados pelas prefeituras. O Paraná aplicou 750.395 primeiras doses entre as 1.092.508 distribuídas.
Segundo Ratinho, o objetivo é abranger o maior número de pessoas o mais rápido possível, conforme a vacina chegue.
Segundo levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde, municípios de todas as regiões vão aderira campanha já neste final de semana. Vão participar, por exemplo, Londrina, Maringá, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, Pinhais, São José dos Pinhais, Colombo, Almirante Tamandaré, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Maria Helena, Alto Paraíso, Altônia, Jandaia do Sul, Apucarana, Mandirituba, Jacarezinho, Goioerê, e diversos outros.
Ratinho destacou que o Estado tem conseguido disponibilizar as doses aos municípios em tempo recorde com o auxílio de aeronaves e caminhões refrigerados. Além disso, reforçou que há estimativa de recebimento de 300 mil doses semanais no Estado a partir do próximo mês.
O governador afirmou que os próximos que devem ser vacinados, além dos idosos, são os trabalhadores da educação e as forças policiais.
William Bittar/CBN Curitiba