Cinco das nove pistolas furtadas do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada do Exército, em Cascavel foram recuperadas durante uma megaoperação nesta terça-feira (20).
Um homem foi preso em Espigão Alto do Iguaçu com quatro das pistolas. Além das armas, foram localizadas 150 munições de 9 milímetros e 50 cartuchos de calibre 12. A quinta arma foi encontrada em Quedas do Iguaçu, juntamente com outras 150 munições de 9mm.
Segundo o Exército, o suspeito detido não é militar e não possui antecedentes criminais.
A megaoperação Ágata continua em busca das quatro pistolas restantes. Mais de 1.600 militares estão nas ruas. O Exército convocou agentes de folga e afastados para auxiliar nas buscas, como explica o General Evandro Luis Amorim Rocha, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Além dos militares, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar também estão colaborando nas investigações.
O furto das pistolas 9 milímetros foi percebido no último domingo (17) . As armas fazem parte do armamento de reserva do Exército.
Militares que estavam de serviço no dia do furto foram punidos disciplinarmente por negligência. Segundo a instituição, eles cumprem punição de prisão no quartel.