Na manhã desta sexta-feira (12) em Guaíra, 12 policiais federais foram homenageados com Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O grupo foi o responsável no mês passado pela maior apreensão de cocaína – 1 tonelada - na área da Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. A entrega dos certificados ocorreu na sede da Delegacia da PF da cidade, reunindo autoridades municipais e representantes das forças de segurança da região.
A proposição foi do deputado estadual Márcio Pacheco. Segundo o deputado, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal. “A homenagem é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho brilhante que desenvolve a Polícia Federal em favor do Brasil, em especial no combate ao tráfico de drogas e outros crimes comuns nas regiões de fronteira”, afirma Pacheco, que é Policial Federal, mas está licenciado para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa.
Para o delegado-chefe da Delegacia da Policia Federal de Guaíra, Mário Cesar Leal Junior, a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos policiais que atuam na prevenção e repressão de crimes na área de fronteira entre o Brasil e Paraguai. “Primeiramente, é uma grande satisfação receber uma homenagem do deputado Pacheco, principalmente por ele ser um policial federal também. Além disso, são raros os casos onde a polícia tem seu trabalho reconhecido. Quando vem um parlamentar e expressa esse reconhecimento da sociedade é para nós uma grande satisfação”, destaca o delegado Leal.
Depois da cerimônia de entrega dos certificados, em companhia do delegado-chefe, o deputado visitou a base da PF e o canil, onde vive o cão farejador Darth. A apreensão de 1 tonelada de cocaína de alta qualidade ocorreu em 6 de julho passado, quando policiais federais com auxílio de policiais militares do Mato Grosso do Sul interceptaram duas carretas que transportavam a droga. A abordagem foi realizada na Ponte Ayrton Senna, que divide os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.
A cocaína estava escondida na lataria dos bi-trens, que estavam carregados de soja. A PF contou com o auxílio de um cão farejador (Darth) para localizar o entorpecente.
Na oportunidade, três homens foram presos, sendo os motoristas das carretas e um ajudante. A apreensão em Guaíra também resultou em outra operação em 28 de julho passado, para investigar o esquema de transporte de cocaína para Santa Catarina. Foram apreendidos dez veículos e bloqueados valores e imóveis do grupo criminoso.