Policiais federais  recebem menção  honrosa por apreensão recorde de cocaína em Guaíra
Assessoria

Região

Policiais federais recebem menção honrosa por apreensão recorde de cocaína em Guaíra

Por Redação via Assessoria em 06/08/2021 - 16:29

Na manhã desta sexta-feira (12) em Guaíra, 12 policiais federais foram homenageados com Menção Honrosa pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O grupo foi o responsável no mês passado pela maior apreensão de cocaína – 1 tonelada - na área da Delegacia da Polícia Federal de Guaíra. A entrega dos certificados ocorreu na sede da Delegacia da PF da cidade, reunindo autoridades municipais e representantes das forças de segurança da região.

A proposição foi do deputado estadual Márcio Pacheco. Segundo o deputado, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal. “A homenagem é uma forma de valorizar e reconhecer o trabalho brilhante que desenvolve a Polícia Federal em favor do Brasil, em especial no combate ao tráfico de drogas e outros crimes comuns nas regiões de fronteira”, afirma Pacheco, que é Policial Federal, mas está licenciado para ocupar o cargo de deputado estadual na Assembleia Legislativa.

Para o delegado-chefe da Delegacia da Policia Federal de Guaíra, Mário Cesar Leal Junior, a homenagem é um reconhecimento pelo trabalho e dedicação dos policiais que atuam na prevenção e repressão de crimes na área de fronteira entre o Brasil e Paraguai. “Primeiramente, é uma grande satisfação receber uma homenagem do deputado Pacheco, principalmente por ele ser um policial federal também. Além disso, são raros os casos onde a polícia tem seu trabalho reconhecido. Quando vem um parlamentar e expressa esse reconhecimento da sociedade é para nós uma grande satisfação”, destaca o delegado Leal.

Depois da cerimônia de entrega dos certificados, em companhia do delegado-chefe, o deputado visitou a base da PF e o canil, onde vive o cão farejador Darth. A apreensão de 1 tonelada de cocaína de alta qualidade ocorreu em 6 de julho passado, quando policiais federais com auxílio de policiais militares do Mato Grosso do Sul interceptaram duas carretas que transportavam a droga. A abordagem foi realizada na Ponte Ayrton Senna, que divide os Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

A cocaína estava escondida na lataria dos bi-trens, que estavam carregados de soja. A PF contou com o auxílio de um cão farejador (Darth) para localizar o entorpecente.

Na oportunidade, três homens foram presos, sendo os motoristas das carretas e um ajudante. A apreensão em Guaíra também resultou em outra operação em 28 de julho passado, para investigar o esquema de transporte de cocaína para Santa Catarina. Foram apreendidos dez veículos e bloqueados valores e imóveis do grupo criminoso.

Notícias da mesma editoria