A ciência está saindo da educação, isso não é bom.
Ontem em sala de aula, em conversa com meus alunos, falamos sobre a educação. O papel que as instituições de ensino já tiveram na vida das pessoas e hoje o que elas não significam mais.
O envolvimento com o conhecimento e o quanto ele acabava por nos fazer repensar a nossa própria vida. O ser professor e ser aluno tinha envolvimento e compromisso com a ciência.
Hoje os alunos entram em uma instituição de ensino superior sem que ela lhe transforme a vida, lhe traga reflexões sobre a realidade, lhe dê a possibilidade de reflexão. A educação já não educa, apenas informa e as vezes deforma.
Os debates acadêmicos enfraqueceram por medo da punição, da repressão, do extremismo e da violência que isso pode gerar. Muitos se calam para não serem marcados, manchados, estereotipados e agredidos.
Por que se teme a dúvida?
Parece que agora é proibido pensar, não se pode mais duvidar, o questionamento se transformou em afronta e a ignorância em lógica aceitável. Defender o absurdo agora é liberdade de expressão.
Porém, não se pode desistir. Nem se pode deixar de denunciar a importância da educação e do conhecimento. O quanto ainda é pela reflexão que se chega à condição de superação de nossa compreensão da realidade. A ciência é nossa maior aliada para entender o que vivemos e superar nossa limitação.
Ainda é a racionalidade e a capacidade de compreensão lógica da realidade que deve nortear nossa conduta. O combate ao extremismo se dá pelo equilíbrio entre a racionalidade necessária e a preservação da vida humana como princípio. O caminho do meio, como afirma Aristóteles, a lucidez e potência de existir na conduta humana, o areté.
Não se pode desistir.
O conhecimento e a reflexão é o caminho do ser humano que deseja uma vida justa. A conduta consciência é uma virtude que se deve buscar e a educação, as instituições de ensino, estão no centro deste debate. Elas não podem ser desprezadas e transformadas em mera formalidade ou uma indústria de diplomas sem que as pessoas façam jus ao título.
É na academia que o conhecimento deve ser o foco e o ritual fundamental de passagem. Merecer o título de superior. As instituições de ensino superior devem ser buscadas por todos que querem uma convivência social pautada pela lucidez do ato.
Ontem, quando conversava com meus alunos, com aqueles poucos que sempre demonstram que é necessário acreditar na ciência e no poder da reflexão, percebi que ainda há a possibilidade de recuperarmos o prestígio do conhecimento.
Eles encheram de alegria o coração de um professor que tem se deparado constantemente com o comportamento de desprezo e de fanatismo no combate a “justa razão”. Por eles, eu escrevo este texto, faço esse comentário, e dedico a minha luta diária pela ciência e pela consciência.