Projeto sobre contratação de mão de obra carcerária é apresentado para empresários, em reunião da ACIC
Assessoria

DEPEN

Projeto sobre contratação de mão de obra carcerária é apresentado para empresários, em reunião da ACIC

Por Redação via Assessoria em 09/08/2019 - 15:59

Por Assessoria 

Os diretores da PIC (Penitenciária Industrial de Cascavel), Leonardo Henrique Dondoni e da PEC (Penitenciária Estadual de Cascavel), Edinilson da Rocha participaram na noite de ontem (8), na Associação Comercial e Industrial de Cascavel – ACIC, da reunião semanal da entidade.

O objetivo foi apresentar ao empresariado do município o convênio oferecido pelo Departamento Penitenciário do Paraná – Depen, que permite a realização de parceria com empresas e órgãos públicos, para a contratação de mão de obra carcerária.

Também estiveram representando as unidades penais o vice-diretor da PIC, Rodrigo Augusto Cardoso da Silva e a técnica administrativa da Divisão de Ocupação e Qualificação- DIOQ, da PIC, Sandra Bertelli.

O diretor da PIC, Leonardo Henrique Dondoni, explicou que dentre as vantagens que a empresa tem ao estabelecer convênio com o Departamento Penitenciário estão: espaço físico sem aluguel, isenção de água e luz (em caso de baixo consumo), segurança a custo zero, gratuidade da alimentação (empresas sediadas no estabelecimento penal), inexistência de vale – transporte, isenção de encargos trabalhistas como: férias, 13º salário, FGTS, INSS, e remuneração de um salário mínimo ao apenado.

Dondoni destacou que o preso recrutado para o trabalho passa por rigorosa avaliação, pois deve apresentar bom comportamento carcerário, não ter envolvimento com facções criminosas, entre outros critérios.

“Com este projeto estamos viabilizando ferramentas para ressocializar o preso, com qualificação profissional e oportunidade de trabalho. Ao mesmo tempo, criamos condições para o fomento de empresas, oferecendo uma série de vantagens por meio da parceria com o Departamento Penitenciário”, ressaltou o diretor.

O vice – presidente da ACIC, Genésio Pegoraro, enfatizou que de um modo geral toda a sociedade ganha com o projeto.

“Estamos evoluindo, isso é importante. Projetos como esse ajudam na reinserção social e ainda incentivam o crescimento das empresas”.

Unidade de Progressão

A Penitenciária Industrial de Cascavel – PIC foi transformada, desde o final do ano passado, em Unidade de Progressão – UP, ou seja, a unidade visa preparar os detentos por meio do trabalho e estudo a voltarem ao convívio social após o cumprimento de pena.

A PIC tem atualmente 385 presos, deste montante 265 trabalham (em canteiros internos e externos) e 337 estudam.

O Paraná é pioneiro no projeto que é considerado modelo em tratamento penal no país.

Convênio

Empresas interessadas em estabelecer convênio com as penitenciárias PIC e PEC, em Cascavel, devem entrar em contato com a direção de cada unidade. Na PIC o telefone para contato é o 3219-4300 e na PEC 3223-3942.

Notícias da mesma editoria