"Se nós fizermos uma comparação, o índio hoje é o grande latifundiário do Brasil"

Dia do Índio

"Se nós fizermos uma comparação, o índio hoje é o grande latifundiário do Brasil"

Por AERP em 19/04/2022 - 12:18

Em entrevista à CBN Cascavel nesta terça-feira (19) o deputado federal Sérgio Sérgio disse que o Dia do Índio precisa, sim, ser comemorado. "É uma data que precisa ser celebrada e é preciso dar ao índio aquilo que ele tem de direito". O deputado fez questão de comparar a quantidade de indígenas no Brasil com a quatidade de terras que eles teriam. "Pela quantidade de terras que têm e pelas condições de riquezas minerais, poderiam ser os povos mais ricos desse país", concluiu Souza.

Player Ouça

O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943.

A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.

Notícias da mesma editoria