"Uma pandemia que nós jamais esperávamos, precisamos continuar com os cuidados"
Arquivo

Agronegócio

"Uma pandemia que nós jamais esperávamos, precisamos continuar com os cuidados"

Por José Roberto Benjamin em 27/07/2020 - 12:23

Em entrevista à CBN Cascavel, nesta segunda-feira (27), o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, destacou a importância de todos estarem comprometidos no combate à disseminação do novo Coronavírus. Falou da importância das cooperativas e em geral do agronegócio para a economia brasileira.

A Coopavel decidiu recorrer da decisão do Tribunal Regional do Trabalho. 

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) no Paraná, em decisão liminar na sexta feira, 24 de julho, determinou que a Cooperativa Agroindustrial de Cascavel suspenda suas atividades nas unidades Friaves e Frisuínos, a partir de 1º de agosto, e realize triagem médica e testagem de todos os seus empregados, para verificar casos de trabalhadores contaminados pelo novo coronavírus. A decisão, em caráter liminar, é decorrente de Mandado de Segurança impetrado no bojo da Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho em Cascavel no início de junho.

Além da suspensão das atividades e testagem RT-PCR de todos os empregados, inclusive terceirizados, a Coopavel também deverá manter os empregados afastados por mais 7 dias até que seja feita retestagem sorológica, garantindo-se assim a confiabilidade dos resultados.

A Cooperativa deve ainda, imediatamente, adotar procedimentos de vigilância e busca ativa diária, dentre empregados e terceirizados, com sintomas compatíveis com a síndrome gripal e os seus contactantes tanto no ambiente de trabalho e familiar. A decisão ainda prevê que os trabalhadores devem ser orientados a seguir as medidas de isolamento e que o retorno ao trabalho apenas ocorra após o cumprimento do período de afastamento próprio do período de incubação viral e desde que assintomáticos.

A Coopavel ainda deverá adotar o uso de máscaras para todos os seus empregados com certificação técnica de qualidade, de acordo com as normas da ABNT, além de máscaras PFF2 e cirúrgica para determinadas atividades mais sensíveis.  

A decisão do Mandado de Segurança se soma a outras medidas que a empresa já estava obrigada a cumprir anteriormente em decorrência da Ação Civil Pública do MPT.

Segundo a diretoria da Coopavel, a “Cooperativa entrou com defesa e segue trabalhando normalmente".

 

 

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria