Vem aí o 30º Festival de Dança de Cascavel
Divulgação

Cultura

Vem aí o 30º Festival de Dança de Cascavel

Por Redação via Assessoria em 07/08/2019 - 17:30

Por Assessoria 

A Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel (Secesp) realiza de 1 a 8 de setembro o 30º Festival de Dança. A exemplo do 30º Festival de Música, também realizado em 2019, o Festival de Dança terá todas as atrações da programação oficial, inscrições para as Mostras e todas as oficinas e workshops gratuitos!

São 62 opções de oficinas e workshops em vários espaços da cidade com professores e técnicos do mais alto nível de experiência e renomados nacional e internacionalmente. As oficinas e workshops são para várias faixas etárias e níveis de conhecimento, oferecidas tanto para profissionais, quanto para leigos que buscam nesta oportunidade, ensaiar seus primeiros passos. A Secesp(Secretaria de Cultura e Esportes) divulgará em breve o período de inscrições para as oficinas e workshops.

Programação artística - espetáculo de abertura

Raça Companhia de Dança de São Paulo 
"aTEMPOral"

No dia 1º de setembro, abrindo a programação oficial do 30º Festival de Dança de Cascavel, a Raça Companhia de Dança da cidade de São Paulo apresenta o espetáculo fascinante e envolvente "aTEMPOral", no Teatro Municipal Sefrin Filho, às 20h.

Desde 2013 os espetáculos da Raça Cia de Dança trazem ao menos duas obras, uma criada na contemporaneidade e outra extraída do repertório deixado por Roseli Rodrigues. Estas remontagens, feitas pelo Diretor Artístico da Cia, Jhean Allex, visam resgatar e registrar a memória da fundadora do Grupo Raça. Completa "aTEMPOral" a linda coreografia "cartas brasileiras" (Roseli Rodrigues - 2009).

A obra parte da pesquisa e coleta de cartas com conteúdo de amor e poesia. Uma síntese do acervo, que reuniu mensagens de diferentes gerações e foi traduzida para a linguagem musical e transformada em Dança. Os figurinos leves e coloridos carregam letras manuscritas, trechos das cartas de amor, de saudades e de esperança, eternizadas uma década atrás, quando da criação desta obra, pela inesquecível mestra e precursora do Jazz Dance no Brasil, Roseli Rodrigues.

Ficha Técnica:

Direção Geral - Renan Rodrigues
Direção Artística - Jhean Allex
Direção Executiva - Cristina Morales
Direção Técnica - Marcel Rodrigues
Coreografia - Jhean Allex
Produtora Cultural - Jéssica Botossi
Assistente de Produção - Hygor Furquim
Projeto de Luz - Marcel Rodrigues
Luz e Iluminação - Coletivo Proscênio
Cenografia - Thiago Souza

Bailarinos

Alessandra Helena / Alex Siqueira / Amanda Ferreira /
Angelica Bueno / Carolline Arruda / Carol Marrul /
Fagner Rösiel / Felipe Lemos / Gentil Neto / Henrique
Feliciano / Isadora Miragaia / Jaquelyne Vieira / Jey
Silva / Maria Clara Barros / Natália Antunes / Rodrigo
Cocorucio / Valffred Souza

Mostras

A programação das mostras do Festival começa no dia 2 de setembro com a 2ª Mostra Gospel (Avaliada); seguida da Mostra Infantil (Competitiva) e Mostra K`Pop (Avaliada e Competitiva) no dia 3;

No dia 4 de setembro, o público irá prestigiar a Mostra Infanto-Juvenil (Competitiva); a Mostra Juvenil (Competitiva) acontece no dia 5, antecedendo a Mostra Adulto (Competitiva) no dia 6 de setembro, encerrando a programação oficial da Mostras do Festival que acontecem no Teatro Municipal Sefrin Fillho, sempre às 19h.

Aulão de hip hop e battle 2019

O Cine Teatro Coliseu, anexo ao Centro Cultural Gilberto Mayer, recebe no dia 7 de setembro o Aulão de Hip Hop com Prince Toshiba de São Paulo, artista experimental, professor, arte educador, coreógrafo e jurado de competições de danças urbanas, das 14h às 16h. Logo após, acontece a Mostra Competitiva Battle 2019, das 17h às 19h.

Performance e oficina coletivo Duas Marias

O Museu de Arte de Cascavel (MAC) também entre na dança com a "Site Specific", um mixer de performance, oficina e exposição do Coletivo 2 Marias, intitulada "Forjada pelo Tempo", no dia 7 de setembro, às 19h.

Domingão Calçadão Fechadão

Durante a semana do 30º Festival de Dança de Cascavel, os interessados poderão fazer sua inscrição para apresentações livres (diversos gêneros de dança) no Domingão Calçadão Fechadão, que acontecerão das 15h às 17h.

Encerramento, noite de gala e premiação

Encerrando a programação artística do 30º Festival de Dança de Cascavel, para deleite dos apaixonados pela arte da dança, a Secesp leva ao palco do Teatro Municipal Sefrin Filho, no dia 8 de setembro, às 20h, o Ballet de Londrina com o espetáculo "Travessia". O Ballet de Londrina chega ao seu quarto de século e conta um pouco desta trajetória de existência e resistência que reúne trechos dos espetáculos mais emblemáticos da companhia e exibe-os de forma mais ou menos cronológica para uma percepção das profundas revoluções de linguagem pelas quais passou até conquistar um lugar só dela na dança brasileira. A coletânea é costurada por textos poéticos escritos e narrados ao vivo pelo dramaturgo e ator Renato Forin Jr. A partir da metáfora do "rio da nossa aldeia", o grupo conta um pouco de suas origens e os locais para onde navegou na América Latina, África e Europa ao longo deste tempo. Os bailarinos permanecem o tempo todo em cena e transformam-se, às vistas do público, de uma peça a outra do programa, que começa na década de 90 e segue até o futuro, com uma amostra da montagem que estreia no final deste ano.

O espetáculo

"Travessia" 
Ballet de Londrina

Imagine uma pequena aldeia de terra vermelha que possui um olho d'água. Dele, nasce um rio caudaloso, que beija terras de outras cores e texturas mundo afora, sem nunca se desligar de sua fonte original. A metáfora do "rio da nossa aldeia" atravessa o espetáculo comemorativo de 25 anos do Ballet de Londrina. A partir da imagem fluvial, o grupo conta um pouco de suas origens e os locais para onde navegou na América Latina, África e Europa. Com o formato de "desmontagem", os bailarinos permanecem o tempo todo em cena e transitam por cenas inesquecíveis dos mais emblemáticos espetáculos neste quarto de século, revelando ao público as inúmeras transformações de linguagem - desde as linhas neoclássicas até os movimentos autorais de sucesso do consagrado Ballet de Londrina.

Ficha técnica:

Direção e Criação: Leonardo Ramos
Ensaiador: Marciano Boletti
Produção: Danieli Pereira
Criação de texto e narração: Renato Forin Jr.
Elenco: Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Marciano Boletti, Nayara Stanganelli, Matheus Nemoto, Lucas Manfré, Lucas Gabriel, Thaisa Morais, Higor Vargas, Hugo Vargas, Ione Queiroz, Giovana Aversani e Viviane Terrenta. 
Técnicos de palco: Jonathan Carvalho de Paula

Realização: Funcart - Fundação Cultura Artística de Londrina

Tempo de duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre

Premiação

Após o espetáculo de encerramento será realizada a premiação do 30º Festival de Dança de Cascavel aos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria e gênero que receberão troféus. Todos os participantes receberão certificado de participação que devem ser solicitados via sistema do próprio festival e ficarão disponíveis durante 6 meses após o término do evento. Poderão ser outorgados certificados especiais pelo corpo de jurados, como: Bailarino (a) Revelação; Melhor Intérprete, Coreógrafo Revelação, Melhor Figurino, Melhor Conjunto, entre outros. Será entregue Troféu Transitório ao participante com a coreografia que obtiver a maior nota geral.

Participe das mostras do 30º Festival de Dança de Cascavel

O prazo das inscrições para a 2ª mostra gospel (avaliada), mostra infantil (competitiva), mostra k`pop (avaliada e competitiva) mostra infanto-juvenil (competitiva); mostra juvenil (competitiva),mostra adulto (competitiva) foi estendido e encerra-se no dia 17 de agosto!

Aproveite, junte as informações e materiais requeridos no regulamento e faça sua inscrição!

para fazer sua inscrição, leia atentamente o regulamento!!!

Baixe o regulamento e faça sua inscrição neste link: http://secespcascavel.com/30o-festival-de-danca-de-cascave/. As inscrições são totalmente gratuitas!

Em breve a Secesp  divulgará a abertura das inscrições para o Festival Battle 2019 e para as oficinas e workshops do 30º Festival de Dança de Cascavel!

O 30º Festival de Dança de Cascavel é uma realização do Governo Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes de Cascavel (Secesp).

Ingressos:

A entrada para os espetáculos de abertura e encerramento do 30º festival de dança de Cascavel é gratuita e a Secesp sugere a doação (não obrigatória) de 1kg de alimento não perecível que será destinado às famílias previamente cadastradas no Provopar Cascavel. Os ingressos poderão ser trocados duas horas antes dos espetáculos de abertura e encerramento no Teatro Municipal Sefrin Filho.

A entrada para as mostras do festival também é gratuita, não necessitando retirar o ingresso.

Notícias da mesma editoria