Volta às aulas: retorno dos alunos está programado para o dia 8 de fevereiro
Imagem ilustrativa Livre Pixabay

Cascavel

Volta às aulas: retorno dos alunos está programado para o dia 8 de fevereiro

Por Redação via Assessoria em 06/01/2021 - 16:00

O ano letivo de 2021 vai ter um início diferente dos demais nas escolas de todo o País. Em Cascavel não será diferente. Por conta da pandemia do coronavirus, a rede municipal de ensino está se adaptando às medidas de segurança necessárias para garantir o retorno às atividades e a saúde das crianças, pais e servidores da educação.

O retorno das aulas está marcado para o dia 8 de fevereiro. Tudo está sendo organizado para que aconteça de maneira tranquila, seguindo todos os protocolos de segurança exigidos pelas autoridades de saúde.

No entanto, a Secretaria Municipal de Educação de Cascavel destaca que, apesar de já constar em calendário, aguarda as orientações finais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e da Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel (Sesau) quanto a possibilidade de início das aulas na data prevista inicialmente, visto que um retorno seguro está atrelado a evolução dos casos de Covid-19 em nosso município.

“Nossa prioridade é a educação de nossos alunos, mas também temos que ter em mente a preocupação com a saúde dos profissionais que estarão na linha de frente: professores, profissionais da educação, equipes de apoio entre outros. Desta forma, ainda que tenha um documento constando uma data determinada, é prematuro afirmar que este retorno se dará de forma presencial ou remota, tudo será avaliado levando em consideração o exposto acima”.”, explicou a secretária Márcia Baldini.

Ainda de acordo com a Semed, a renovação das matrículas dos cerca de 31,5 mil alunos nas 63 escolas municipais e  54 Cmeis, foi feita no fim do  ano passado para alunos da rede. Para os novos estudantes a matrícula se dará no início do ano letivo. Para tanto, as famílias devem procurar as escolas mais próximas às suas residências com a documentação da criança para pleitear a vaga desejada.

Nos Cmeis, a Secretaria de Educação faz o encaminhamento para a matrícula. “ Queremos informar aos pais que o Município de Cascavel, através da Semed, trabalha com a possibilidade de retorno presencial das aulas, mas, tudo vai depender das orientações das autoridades de saúde, em razão da pandemia que estamos vivendo. Não queremos colocar nossas crianças , suas famílias e servidores em risco. Também cogitamos a possibilidade de voltarmos no sistema híbrido, ou seja, metade da turma em casa e metade na escola, alternando os grupos conforme calendário escolar. Mas tudo isso só será definido após análise das secretarias de Estado e do Município de Saúde e Educação”, completou a secretária Márcia Baldini.

Notícias da mesma editoria