Em entrevista à CBN Cascavel logo após a decisão do TRF-4, na tarde desta terça-feira, o ex-prefeito Paranhos comentou sobre a vitória alcançada no Tribunal. "Confesso que esse tema me machucou muito. São duas décadas, são mais de 20 anos que venho sofrendo com esses ataques, nós sabíamos que em algum momento a gente teria o esclarecimento necessário e, por consequência, a nulidade dessa acusação. A cada eleição aparecia essa denúncia vazia, usada pelos adversários", diz aliviado Paranhos.

IPEM
12ª Turma do TRF-4 decide por unanimidade anular processo contra o ex-prefeito Paranhos
Por José Roberto Benjamin em 18/03/2025 - 14:37O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julgou nesta terça-feira (18) um recurso apresentado pela defesa do ex-prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, para derrubar uma condenação em primeira instância por improbidade administrativa. Paranhos e outros réus foram condenados em fevereiro de 2019 pela juíza federal Ana Carolina Morozowski, da 3ª Vara Federal de Curitiba, por ato de improbidade administrativa. Na sentença, a magistrada determinava que os réus devolvessem R$ 1,8 milhão aos cofres públicos, montante que seria atualizado, e determinava a perda dos direitos políticos por cinco anos, acrescida de multas no valor de R$ 500 mil.
O ex-prefeito de Cascavel foi atrelado ao processo pelo fato de ter assinado, quando presidente do IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Paraná), de maio de 2005 a março de 2006, um aditivo de um contrato entre o órgão do governo e a Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF), que tinha sede no Rio Grande do Sul. A denúncia elencou uma série de irregularidades no contrato, que iria desde a dispensa de licitação para a escolha da entidade gaúcha até o fato de que as pessoas contratadas pela Associação não eram associadas, mas mantinham vínculo de parentesco com diretores do IPEM.
"É uma decisão muito importante, que põe fim a muitos anos de injustiça, muitos anos de agonia do ex-prefeito Paranhos, mas especialmente é uma decisão que recoloca as coisas nos seus devidos lugares", comentou o advogado de defesa de Paranhos, Gustavo Guedes.
Paranhos encerrou o mandato de prefeito de Cascavel com a melhor avaliação do Brasil. Com 91% de aprovação, apareceu como o prefeito mais bem avaliado do país. Paranhos deve ser chamado nos próximos dias para ocupar uma secretaria no governo Ratinho Júnior e já manifestou interesse em concorrer a um cargo nas eleições de 2026.