Glaucoma, Retinopatia Diabética e Catarata são alguns dos problemas que o diabetes fora de controle pode ocasionar na visão dos pacientes.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil é hoje o 5º país do mundo com maior incidência de diabéticos. São cerca de 16,8 milhões de pessoas com a doença, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão. A estimativa da IDF é que em 2030 cerca de 21,5 milhões de brasileiros tenham o problema, que pode desencadear, entre outras coisas, graves problemas na visão.
Estudos científicos apontam que 40% dos portadores de Diabetes desenvolveram alguma alteração oftalmológica. Entre as principais, estão o Glaucoma, Retinopatia Diabética e a Catarata.
Segundo o oftalmologista do Hospital de Olhos do Paraná, Dr. Leonardo Dias, o Diabetes precisa primeiro ser diagnosticado, e depois, controlado de forma adequada. Caso isso não ocorra, a visão pode ser afetada.
O médico falou falou à rádio CBN Cascavel (93,9), nesta segunda-feira (28), quando participou do programa CBN Cascavel 2ª Edição (2ª à 6ª feira, das 14h às 16h).
Ele explicou que o Diabetes fora de controle pode provocar alterações em diversas estruturas oculares.
Com assessoria