"A Copel segue investindo e procurando melhorar cada vez mais o atendimento aos paranaenses"

Energia elétrica

"A Copel segue investindo e procurando melhorar cada vez mais o atendimento aos paranaenses"

Por José Roberto Benjamin em 13/05/2022 - 12:05

Em entrevista à CBN nesta sexta-feira (13) o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, entre outros assuntos, falou do programa "Paraná Trifásico".

Player Ouça Daniel Pimentel Slaviero, presidente da Copel

Programa “Paraná Trifásico” já alcança quase 8.000 quilômetros de redes modernas em regiões rurais

O programa fechou 2021 com 6,5 mil quilômetros de novas linhas trifásicas e, em 2022, deve chegar a 10,5 mil km de novas linhas. A substituição das estruturas monofásicas por trifásicas está proporcionando energia de maior qualidade à população rural, contribuindo para o desenvolvimento do setor agroindustrial.

Desde que foi lançado, em 2019, o programa Paraná Trifásico construiu 7.913 quilômetros de redes trifaseadas em todo o Estado. A extensão equivale a mais de 10 vezes a distância entre Foz do Iguaçu e Paranaguá. As estruturas concluídas representam 31,6% do total previsto para a iniciativa até 2025, período em que estão sendo destinados R$ 2,7 bilhões para a construção de 25 mil quilômetros de redes em áreas rurais. Somente em 2022, o programa vai investir R$ 450 milhões em 4 mil quilômetros de novas redes.

A substituição das antigas estruturas monofásicas por trifásicas está proporcionando energia de maior qualidade à população rural, contribuindo para o desenvolvimento do setor agroindustrial paranaense. Na prática, toda a espinha dorsal da rede de distribuição na área rural está sendo trifaseada, substituindo a tecnologia que marcou a primeira grande revolução elétrica no Interior, nos anos 1980.

Notícias da mesma editoria