"A tag traz justiça tarifária. As novas concessões terão de adotar o formato de pedágio free flow"
Foto: Vosmar de Freitas

Ministério dos Transportes

"A tag traz justiça tarifária. As novas concessões terão de adotar o formato de pedágio free flow"

Por José Roberto Benjamin em 15/06/2023 - 09:30

O governo federal apresenta nesta quinta-feira (15), através do Ministério dos Transportes, em evento na Bolsa de Valores de São Paulo, a nova política de concessões de rodovias. Em entrevista à CBN a engenheira civil Viviane Esse, secretária Nacional de Transporte Rodoviário, destacou a importância do pedágio sem parada e desconto por frequência. "A partir do quinto ano de contrato é possível colher dados, melhorar a modelagem e ajustar o que for necessário para que se possa ter justiça tarifária, uma das vantagens do fre flow", diz Viviane.

Entre os leilões previstos para esse ano no Brasil, as rodovias do Paraná receberão mais obras. "A nova política será usada nos leilões previstos para 2023. Teremos a pubicação de cinco grandes editais de concessões de estradas, que chegam a R$ 66 bilhões entre investimentos e despesas operacionais. No Paraná, dia 25 de agosto o lote 1 e no dia 29 de setembro será leiloado o lote 2". No Paraná será possível coloca mais obras ", diz Viviane Esse.

Player Ouça Engenheira civil Viviane Esse, secretária Nacional de Transporte Rodoviário

Com a tag, os veículos são identificados automaticamente a cada passagem e o valor das tarifas é debitado direto na fatura. Além de contar com descontos que podem chegar até 70%, exclusivamente para essa forma de pagamento.

O free flow é um sistema de pagamento automático de pedágio que não utiliza as tradicionais praças de pedágio com cancelas localizadas em determinados trechos das rodovias, Com isso, dispensa a necessidade de redução de velocidade e a parada para pagamento da tarifa.

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