PREOCUPAÇÃO

Acidentes em alta: média é de 9 por dia em Cascavel

Em 22/10/2019 - 11:49

O alto número de acidentes de trânsito em Cascavel superlotou, mais uma vez, o sistema de saúde da cidade. Ainda há resquícios da quantidade de acidentes registrada no fim de semana do dia 12, e o desrespeito no trânsito não para, o que gera ainda mais pacientes fraturados.

Nos dias 12 e 13, em menos de 48 anos, foram 15 vítimas com fraturas que entraram no sistema. E os acidentes não param de acontecer.

Segundo o diretor-técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio, o sistema de regulação tem trabalhado no limite da capacidade dos hospitais e unidades de saúde.

Neste mês, até a manhã desta terça-feira, de acordo com o Corpo de Bombeiros, foram 197 acidentes de trânsito registrados. Média de quase 9 por dia. Neste ano até agora, foram 2.353 acidentes atendidos. 100 a mais que no mesmo período do ano passado. Além do desrespeito no trânsito, o sistema de regulação enfrenta outra dificuldade: a reestruturação do hospital nossa senhora da salete, que atende via SUS e é uma das opções para encaminhamento de pacientes.

Na sexta-feira passada houve, inclusive, maca do Siate retida na UPA do Jardim Veneza, por falta de vagas. A Secretaria de Saúde informou que, diante do número elevado de atendimentos nas três UPAS, houve um momento em que todas chegaram no limite de sua capacidade de lotação, o que ocasionou (por cerca de 30 minutos), a retenção de uma maca na unidade. A Equipe de atendimento prontamente reorganizou-se e providenciou mais acomodações para normalizar a situação.   

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria