Audiência pública discute desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Cascavel
Imagem Secom

Cidades

Audiência pública discute desenvolvimento integrado da Região Metropolitana de Cascavel

Por Fran Tiem em 23/01/2023 - 17:45

A 2ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Cascavel (RMCA) será realizada na próxima terça-feira (24), no auditório da prefeitura, a partir das 13h30. A audiência foi convocada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), com apoio do Serviço Social Autônomo Paranacidade.

 O evento acontecerá em formato híbrido, presencialmente no auditório e virtualmente nos Centros de Apoio Municipais, locais públicos instalados nos municípios que compõem a Região Metropolitana de Cascavel.

 A audiência segue às normas estabelecidas pelo Estatuto da Metrópole e o objetivo central é apresentar e colher contribuições  acerca dos resultados preliminares obtidos na etapa de elaboração do PDUI. O evento é  aberto a todos os interessados, que poderão apresentar sugestões e participar do encontro.

Assessor de Gabinete, Fernando Dillenburg, comentou os pontos discutidos e a importância dessa audiência.

Player Ouça a reportagem

Assessor de Gabinete, Fernando Dillenburg, comentou os pontos discutidos e a importância dessa audiência.

Player Ouça a reportagem

Fernando diz que os municípios têm autonomia de saceitarem ou não a região metropolitana.

Player Ouça a reportagem

A Região Metropolitana de Cascavel é composta por 24 municípios. Além de Cascavel, integram a RMCA os municípios de Anahy, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Formosa do Oeste, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Lindoeste, Matelândia, Nova Aurora, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Três Barras do Paraná e Vera Cruz do Oeste.

A inclusão desses municípios na RMCA foi definida pela Alep (Assembleia Legislativa do Paraná) por meio de lei estadual. O problema é que a inclusão de algumas cidades não seguiu as regras do Estatuto da Metrópole, como a inclusão de municípios que não são limítrofes, e que acabaram sendo integradas. Por isso, foi necessária a realização de estudos e debates para definir quais as cidades permanecerão na Região Metropolitana de Cascavel.

Redação com Assessoria

Notícias da mesma editoria