Cascavel tem risco médio de infestação e acende alerta para cuidados

Dengue

Cascavel tem risco médio de infestação e acende alerta para cuidados

Por Fran Tiem em 19/01/2023 - 18:00

O alerta está aceso em relação ao cenário da dengue em Cascavel. O primeiro ciclo do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e amostral) de 2023 traz dados preocupantes e que mostram que apenas um esforço coletivo poderá impedir que a epidemia do último ano epidemiológico não se repita. 

Para o balanço, os agentes de Endemias vistoriaram 4.765 imóveis na cidade. Os dados apontam que Cascavel está atualmente com índice geral de 2% de infestação, o que configura médio risco. O valor é o dobro que o preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1% - baixo risco. No último LIRAa, Cascavel estava com 0,6%, mas em quatro meses, a infestação do mosquito aumentou consideravelmente, cerca de 150%. 

E isso reflete na saúde da população. Isso porque o número de casos confirmados já aumentou. Ao todo, já são 18 registros e 2.275 notificações, conforme o último boletim epidemiológico. Na mesma época do ano passado, eram 12. A dengue é uma doença que pode ser fatal. O mosquito, apesar de pequeno, infelizmente, mata.  

Nesse panorama, a Secretaria de Saúde destaca que é fundamental que a população reforce os cuidados, uma vez que as condições climáticas, com chuvas e altas temperaturas, favorecem a proliferação do mosquito. Por isso, a faxina de rotina no quintal é fortemente recomendada. “É extremamente importante que cada um continue fazendo com mais esforço ainda o cuidado em casa. Já estamos superando a covid e não podemos continuar com a dengue, porque essa, sim, pode ser prevenida. Se a gente não permitir que o Aedes tenha criadouros, nós não teremos o mosquito e, consequentemente, não teremos a dengue. O problema é que parte da população ainda continua insistindo em não cuidar. Vamos chamar atenção. Cuide do seu terreno, do seu quarteirão, do seu bairro, assim nossa cidade ficará bem cuidada e todos nós nos livraremos da dengue”, pontua o secretário de Saúde, doutor Miroslau Bailak. 

CUIDADOS
A Secretaria de Saúde recomenda a fazer uma vistoria e verificar se não há nenhum local que esteja acumulando água. A orientação é fazer fazer a limpeza com água e sabão de todos os depósitos fixos, bebedouros de animais, vasos plantas, eliminando qualquer ovo ali depositado, realizar o descarte adequado de todos os lixos orgânicos e recicláveis, evitando que se tornem possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Outro fato preocupante é que apesar do índice geral ter fechado em 2%, há algumas localidades com índice acima de 4%, o que caracteriza alto risco de infestação. Os bairros com maiores índices são: Angra dos Reis Esmeralda, Siena, Santos Dumont, Aeroporto, Guarujá,, Quebec, XVI de Novembro, Santa Felicidade, Nova York, Pacaembu, Cascavel Velho, Jardim Itália I e II, Veneza, Presidente, Aquarela, Lago e Veredas.

O combate à dengue é dever de todos e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público. Por isso, o governo municipal já está se mobilizando para retomar a campanha educativa nas escolas municipais, assim que o ano letivo iniciar e também intensificar o trabalho dos agentes, especialmente nessas localidades em que os números foram mais alarmantes.

Assessoria 

Notícias da mesma editoria