O mundo está envelhecendo
Eu tenho mais de 50 anos e fiquei feliz em saber que a participação da minha faixa de idade no mercado de trabalho aumentou 51% nos últimos 15 anos. Já representamos 19% da força de trabalho ativa no país.
O futuro pertence aos mais velhos. E pelo que tudo indica, a população brasileira tem um perfil bem diferente daquela que os cinquentões viram na sua juventude. Hoje, os 50+ são 26% da população.
Os dados apresentados aqui são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
No trabalho eles fazem a diferença
Por isso, precisamos nos preparar para um universo marcado por pessoas mais velhas predominando no cenário social. E esta realidade muda muito do que se considera como essencial para viver.
As pessoas com mais de 50 precisam considerar que ainda terão uma longa jornada e são produtivas. Por isso, muitas empresas já têm programas focados na inclusão e diversidade com políticas de valorização e estímulo aos mais velhos. Logo, as empresas querem os mais velhos.
Grande parte das atividades atuais tem nos cinquentões ou mais um profissional que pode ser útil pela experiência. Isto porque eles já atuaram em um ramo determinado por muito tempo e conviveram com muitas pessoas.
Um dos fatores que estimula a contratação dos mais velhos e a resiliência e o autoconhecimento. As pessoas com mais idade têm uma reação centrada e não valorizam superficialidades no ambiente de trabalho.
Logo, os mais velhos administram melhor suas emoções. Eles, também, são mais tolerantes as diferenças e tem mais paciência em relação a conflitos. São bons mediadores de atritos.
Os 50+ são uma fatia do mercado importante
Envelhecer será melhor. Ainda mais porque no cenário onde imperam os mais velhos, o encontro com uma mesma geração em lugares que antes eram frequentados apenas por mais jovens faz toda a diferença. Os mais velhos estão saindo mais de casa, estão se divertindo.
No mercado consumidor há uma produção de bens e serviços para atendê-los. Porque eles são a atração em diversos ambientes e tem perfil próprio de consumo. Isso não se pode negar mais.
Hoje, os 50+ são consumidores consideráveis de inúmeros bens que começam a ser produzidos, assim como serviços, para atender as suas necessidades. Até mesmo as propagandas têm pessoas com mais idade.
Na cultura, na arte, eles aparecem mais, são protagonistas de filmes e já constroem uma carreira que os acompanha com suas virtudes e dilemas.
Sim, o futuro é dos mais velhos.