saúde

Clima seco e baixa umidade do ar aumenta risco de doenças oculares

Por Cristina em 10/08/2021 - 17:00

Muitos não sabem, mas as baixas temperaturas podem causar também vários problemas de visão.

Entre as doenças da visão mais comuns nesta época do ano, o especialista destaca três: Síndrome do olho seco, Meibomite e Conjuntivite. A Meibomite é uma inflamação das glândulas que as pessoas têm na base dos cílios. Ela se manifesta mais internamente ao longo da borda das pálpebras.

 De acordo com Peter Ferenczy, médico oftalmologista, “o frio intenso estimula muito os quadros de alergia. Com isso, levamos com uma frequência maior as nossas mãos aos olhos, no ato de coçar”.

 O médico falou à Rádio CBN Cascavel (93,9), nesta segunda-feira (09), quando participou do programa CBN Cascavel 2ª Edição, (2ª à 6ª feira, das 14h às 16h).

 Ele explicou ainda que o ato de coçar os olhos frequentemente, aliado à baixa umidade do ar e o clima seco, pode ocasionar várias doenças oculares. 

É importante salientar que qualquer sintoma de dor, ardência ou vermelhidão que não melhore com o uso inicial de colírios lubrificantes, ou essas medidas comportamentais que foram citadas acima, é de fundamental importância consultar o seu médico oftalmologista de confiança.

 

Com assessoria

Player Ouça ouça o áudio
Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria