Companhia Municipal de Habitação de Cascavel (Cohavel), que no passado ganhou força e se consolidou nos últimos anos, chega a três décadas de atuação fortalecida e preparando novos projetos habitacionais. A solenidade que marcou os 30 anos da companhia aconteceu na manhã desta quarta-feira (14).
O prefeito Leonaldo Paranhos lembrou que Cascavel tem avançado em todos os sentidos, graças a união de forças do poder público, sociedade e empreendedores. Ele destacou que um dos desafios, agora, é a questão habitacional, por conta do crescimento econômico e populacional da cidade.
Paranhos lembrou que para enfrentar e vencer o desafio, leis foram criadas para facilitar a contratação direta de imóveis, que ajudam a reduzir o déficit habitacional. Nos últimos quatro anos, por exemplo, a Caixa Econômica Federal assinou mais de quatro mil contratos de venda de imóveis para pessoas que necessitam e são alcançadas por programas sociais dos governos estadual e federal. Isso se deve devido ao programa de desburocratização que criou ferramentas, como o Alvará Fácil e Habite-se Online, que facilitam a construção de novos imóveis. A revisão do Plano Diretor, já aprovada em audiência pública e que será votada pela Câmara de Vereadores, trará novas ferramentas para facilitar a aquisição de imóveis na cidade.
Durante a solenidade, foram assinadas as ordens de serviço para a construção de três praças em Cascavel e a licitação para a construção de seis casas no bairro Cascavel Velho, além da aprovação do Conjunto Abelha, construído em 1992 e que hoje foi regularizado.
O presidente da Cohavel Vinicius Boza, fala sobre a importância de levar moradia a população mais carente.