Um momento importante na vida de uma família é quando ela decide matricular o filho na escola. Os pais partem, então, para a busca por um local onde a criança passará boa parte do seu dia, e será estimulada a aprender com novas experiências.No caso das famílias atípicas, os pais ainda precisarão se preocupar com a questão da matrícula, já que é muito comum escolas negarem vagas quando descobrem que a criança tem algum tipo de deficiência.
Em 2020, segundo o Censo Escolar, o Brasil tinha 1,3 milhão de crianças e jovens com deficiência na Educação Básica. Desses, 13,5% estavam em salas ou escolas exclusivas, e 86,5% estudavam nas mesmas turmas dos demais alunos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), doenças raras são aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil indivíduos. No Brasil estima-se que haja 13 milhões de pessoas nessas condições.
Em entrevista à CBN Cascavel a especialista em direito das pessoas com deficiência e defensora pública, Flavia Albaine explica quais os direitos das crianças e adolescentes com deficiência.