Crise e oportunidades nas redes de supermercados
Imagem ilustrativa/Foto: ElasticComputeFarm/Pixabay

NRF Retail’s Big Show

Crise e oportunidades nas redes de supermercados

Por Fran Tiem em 20/01/2023 - 16:00

O maior evento do varejo ocorreu esta semana em Nova York e reuniu mais de 40 mil pessoas, mais de 1,9 mil brasileiros envolvidos com o setor.

E a CBN cobre o evento e traz as principais informações sobre as ações, inovações e preocupações do mercado quando o assunto é varejo.

As redes de supermercados foi um dos temas que chamaram a atenção no NRF 2023. O CEO Rodney McMullen, da Kroger, uma das maiores redes de supermercados dos Estados Unidos, com 2.270 lojas em 35 estados norte-americanos, foi um dos palestrantes do evento. A marca também opera 33 fábricas, 1.629 centros de abastecimentos da rede, 2.252 farmácias, 225 clínicas médicas. A sede do grupo Kroger está em Cincinnati.

A pandemia e seus efeitos

Um dos temas abordados por McMullen é pandemia. Os efeitos que ela teve sobre o varejo. Tanto nos aspectos positivos como negativos. Uma das abordagens do CEO é a mudança de hábito das famílias, entre eles, o de cozinhar em casa, que cresceu durante a pandemia. O que levou ao aumento do consumo nas redes de supermercados.

Um dos efeitos desta mudança de hábito durante a pandemia foi a compra on-line nas redes de supermercados. E, por consequência, a necessidade de abastecer os armazéns da rede e as lojas com uma variedade maior de produtos. Atender ao máximo em um só lugar as necessidades do consumidor.

O aumento da importação de produtos de outros países foi uma consequência na busca de atender os clientes com uma variedade maior de produtos. Uma estratégia que foi fundamental em países que já estavam vivendo momentos de maior tensão da pandemia, antecipando comportamentos do ciclo que viria atingir os EUA.

McMullen lembra que a pandemia exigiu uma preocupação maior com a responsabilidade social das empresas. Cuidar dos clientes e dos colaboradores. Para ele, não é só uma questão de contexto, de momento, um legado que as empresas têm que manter mesmo depois que a pandemia cessar. Esta é uma preocupação vital para o engajamento do cliente e sua escolha por uma marca ou produto.

A Kroger fez mais de 30 ações apoiando os colaboradores e os consumidores. O cuidado com as famílias dos envolvidos com a marca foi o eixo fundamental para uma política de responsabilidade social durante a pandemia. McMullen lembra que, durante a pandemia cresceu a identificação e afinidade entre pessoas, marcas e produtos. Uma palavra resume este comportamento; confiança.

Crise econômica e ação de vendas

Segundo o CEO da Kroger abordou um tema que muitos consideram delicado, mas para ele, uma crise que gera oportunidade, o problema da inflação, reflexo de uma recessão econômica internacional e que nos EUA tem atingido índices históricos.

Para ele, é notório que os consumidores estão passando por dificuldades financeiras e perderam poder de consumo. O que poderia refletir diretamente nas vendas. O monitoramento do comportamento do consumidor, neste contexto, é fundamental. Logo, uma das informações obtidas foi a redução de dias de consumo. As famílias passaram a ir menos ao mercado. Era preciso agir.

Outro comportamento do consumidor que foi percebido é a busca por descontos através de cupons. Uma prática comum no mercado norte-americano e que cresceu durante a pandemia. Segundo o CEO da Kroger, metade dos consumidores passaram a ter problemas financeiros.

A forma de reagir da empresa, diante desta realidade, foi reduzir os custos operacionais e repassar para o preço dos produtos. Buscar na cadeia de produção, logística e vendas, assim como, nos ambientes de comercialização, um enxugamento de custos e repassar para o preço dos produtos a redução de custos. Isto foi associado a uma campanha de cupons, três trilhões, para estimular a compra com menor custo para o consumidor.

Para uma redução de custos foi fundamental a busca de empresas parceiras dentro do mercado interno. Fazendo com que a cadeia produtiva, os stakeholders, fosse beneficiada e estimulada à produção. As marcas nacionais foram importantes neste sentido, segundo McMullen.

O uso de tecnologia

Uma das formas de reduzir custos foi o uso de tecnologia adaptada as necessidades de toda a cadeia de produção, logística e comercialização. Agilidade para atender o cliente pode significar uma redução de custos que deixam os produtos mais competitivos no mercado. Também gera satisfação dos clientes e eficiência na relação com a marca.

Acionistas

Um último ponto tratado por McMullen é o desejo dos acionistas da empresa, principalmente depois da pandemia. Eles não querem apenas lucros, dividendos, eles querem uma empresa preocupada com pessoas, com os seres humanos envolvidos com a marca. A felicidade das pessoas em conviver dentro de um ambiente que se preocupa com elas. Pode gerar mais dificuldades de operação das empresas, as coisas ficam mais complexas, segundo o CEO da Kroger, mas é muito mais gratificante.

O futuro

Para encerrar, o líder da Kroger considera que estamos diante de um contexto desafiador. O aumento dos custos associados e provocados pela guerra entre Rússia e Ucrânia, assim como, a inflação, deve levar as pessoas a reduzirem o consumo em bares e restaurantes, segundo ele, uma oportunidade de os supermercados fazerem a diferença.

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