Com a proximidade do Dia dos Namorados, cresce a expectativa de diversos setores do mercado para o aumento de vendas e isso se confirma após divulgação do levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil, que projeta que quase 100 milhões de pessoas deverão ir às compras. O número, se atingido, representará um aumento de 8% em comparação com 2022. A pesquisa mostra, ainda, que o consumidor brasileiro deverá gastar, em média, R$232 com os presentes da data. Caso a entrega chegue atrasada, o consumidor tem direito em exigir que o produto seja entregue imediatamente, além de aceitar um produto equivalente ou até mesmo cancelar a compra e exigir a devolução do valor pago corrigido. O presente chegou, mas se a pessoa não gostou, pode devolver ou cancelar a compra? Quais cuidados o consumidor deve ter? O que fazer caso o presente não chegue a tempo? E no caso de troca?As empresas são obrigadas a trocar?
Para explicar, conversamos a advogada especialista em direito do consumidor Ana Carolina de Souza.