"Traz uma tendência internacional. Nos EUA existem esses centros aos milhares", diz Casarotto

Dom Medical Center

"Traz uma tendência internacional. Nos EUA existem esses centros aos milhares", diz Casarotto

Por José Roberto Benjamin em 04/01/2024 - 12:04
Player Ouça Sérgio Casarotto Sócio proprietário da Construtora e Incorporadora Wust&Casarotto

Em Cascavel, o Dom Medical Center, a maior estrutura do oeste do Paraná com essa proposta, será inaugurado em 2024

De tempos em tempos o mundo passa por transformações, que nos levam a rever nosso modo de organizar a vida e incentivam nossa evolução enquanto ser humano. A modernidade trouxe um estilo de vida mais dinâmico e a tecnologia encurtou distâncias e otimizou o dia a dia. Mas, simultaneamente, o crescimento das cidades e o aumento de compromissos na agenda trouxeram a necessidade de uma rotina mais prática e com foco na economia do que temos de mais precioso: o tempo.

Neste cenário, novos modelos de negócios têm surgido em diversas áreas, e na saúde não é diferente. “Mundialmente, há um movimento crescente de centros de referência em saúde, que concentram no mesmo local todos os processos, desde a prevenção, diagnóstico, tratamento e recuperação do paciente. Essa proposta traz soluções para a distância entre os serviços de saúde. Hoje você realiza a consulta em um local, precisa se deslocar para realizar um exame, depois retorna ao consultório para avaliação e, se for necessário mais algum procedimento, precisa se deslocar novamente. Além do tempo que esses processos demandam, tem ainda questões burocráticas e a falta de interação tecnológica, como os diferentes sistemas utilizados pelos serviços, que impossibilitam um diagnóstico rápido e início imediato do tratamento. O Dom Medical Center reúne todos os processos em uma mesma estrutura, possibilitando melhor interação entre médico e paciente, bem como permitindo agilidade, conforto e satisfação do paciente, com a prestação de serviços de excelência”, garante o administrador hospitalar (CRA-PR 12.657), Humberto P. Arges Junior.

Cascavel é uma referência em saúde para toda a região Oeste e o Dom vem para coroar essa conquista. “É um centro médico com padrão internacional, projetado por profissionais de saúde que vai garantir, além de melhores resultados aos pacientes, economia de tempo aos profissionais, que não terão a necessidade de deslocamento para prestar atendimento pleno e completo”, acrescenta Humberto.

Conforto e qualidade de vida

O empreendimento teve a assessoria das empresas F2M e Pro Medical Consultoria, que já tem vasta experiência no segmento, sendo responsáveis pela estruturação de centros médicos em grandes cidades do país. O Dom Medical Center conta com 120 consultórios, 28 clínicas e 7 lojas.

O complexo médico é uma opção moderna onde será possível realizar consultas, exames laboratoriais e diagnósticos por imagem, terapias, procedimentos e pequenas cirurgias, proporcionando um cenário menos estressante, sem a tradicional atmosfera hospitalar. Toda a estrutura tem foco na praticidade, funcionalidade e excelência. “O Dom oferece o que há de mais moderno em termos de conveniência e fluxo para o paciente e também para o profissional de saúde. A estrutura foi pensada nos mínimos detalhes para que a experiência de quem busca o Dom seja impecável. Temos, por exemplo, mais de 200 vagas de estacionamento para os pacientes. Imagina quantas consultas são canceladas atualmente em dias chuvosos, por conta da falta de um local seguro para você estacionar. No Dom teremos estacionamento privativo e seguro, área de embarque e desembarque em frente ao prédio. Isso traz a garantia de que o paciente não será exposto a nenhum risco ou desconforto. Outra novidade que trazemos é o healing garden, ou jardim de cura, um ambiente ligado à natureza, com uma fonte de água e plantas aromáticas. Foi comprovado por meio de pesquisas que se o paciente tem acesso a ambientes ligados à natureza a recuperação dele é mais rápida e a autoestima melhora”, explica o gerente comercial da Construtora e Incorporadora Wust Casarotto, Davis Dutra.

Os profissionais que atuarão no Dom terão ganho significativo no conforto e qualidade de vida. “Para otimizar a rotina dos profissionais, existe um elevador exclusivo do pavimento de garagem destinado a eles, direto para os consultórios, sem necessidade de acessar áreas comuns, facilitando e agilizando esse fluxo interno. Pensando no conforto e qualidade de vida dos profissionais foi projetado no rooftop um espaço exclusivo, com academia, varanda para descanso, auditório, salas de reuniões, espaço gourmet para eventos. Espaços que trazem mais conforto e economia de tempo, permitindo que os profissionais possam ampliar o número de atendimentos diários ou então desfrutar mais momentos com a família” enfatiza.

Segurança e sustentabilidade

A infraestrutura é projetada de forma completa para quem busca a excelência na prestação de serviços, onde as instalações seguem rigorosamente as exigências da Vigilância Sanitária. Todas as áreas comuns e instalações estão de acordo com a RDC (Resolução de Diretoria Colegiada) nº 50 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e demais normas e exigências da saúde.

“Não há necessidade de adaptações, a estrutura já é elaborada especificamente para serviços de saúde. Em todos os andares há banheiros para os pacientes, adaptados para portadores de necessidades especiais com trocador. Além disso, existe área de descarte de lixo hospitalar, depósito de material de limpeza e os corredores são mais largos, possuem 2,2 metros, acima da exigência da ANVISA, proporcionando mais conforto e segurança no fluxo tanto para pacientes quanto profissionais”, ressalta.

Além de funcionalidade, a beleza e a sustentabilidade também são marcas registradas do Dom. Com arquitetura clean, o edifício é envolvido em uma membrana ecológica e cria um microclima, gerando ganhos em conforto térmico e acústico - além de conferir um diferencial estético e dar mais privacidade aos consultórios. A instalação de painéis solares na cobertura também garante o fornecimento de energia para as áreas comuns.

Notícias da mesma editoria