Em entrevista à CBN Cascavel nesta terça-feira (19) o professor e indigenista, Paulo Porto, falou do Dia do Índio. "Nós temos cerca de 23 aldeamento indígenas, 23 áreas que necessitam ser reconhecidas no Oeste do Paraná. Esse 19 de abril é dia de luta política e de resistência",diz Porto.
Dia do Índio
"É um dia muito mais de luta e de reflexão do que de comemoração"
Por José Roberto Benjamin em 19/04/2022 - 12:18O Dia do Índio, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943.
A data de 19 de abril foi proposta em 1940, pelas lideranças indígenas do continente que participaram do Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas, com a intervenção do Marechal Rondon, apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril, cumprindo a proposta do Congresso de 1940.
Notícias da mesma editoria
-
Silvia Mascarello Massaro
Depois de 24 anos, OAB Cascavel volta a eleger uma mulher para a presidência