Proporção enganosa
Estamos formando mais pessoas, mas não estamos fazendo isso direito. Como professor eu me preocupo. Vejo as gerações de profissionais passarem e as titulações se multiplicarem sem que os alunos estejam à altura dos títulos que ostentam. Sim, eles não são o que parecem.
É preciso entender isso. O futuro da educação se comprometeu a partir do momento em que a lógica da fábrica atingiu em cheio a escola. E não estou falando somente da educação privada, o que alguns podem concluir pelo que argumentei até agora.
A educação pública também está afetada com as políticas educacionais que valorizam teoricamente uma qualidade de educação que não se efetiva e se atém na prática aos números de aprovação. O que se promete na retórica da defesa da educação não se cumpre em sala de aula. Na prática diária da educação a “história é outra”.
Educação estética e do espetáculo
Da mesma forma que no shopping center, a escola adota a lógica de que é preciso gerar a satisfação do cliente. Se for uma escola pública, a satisfação do cidadão.
Vivemos na educação o que a sociedade do espetáculo já apresenta a muito tempo com os bens de consumo, gerar uma sensação de sucesso e não encarar o fracasso.
Para os que se beneficiam de imediato com esta aparência de sucesso não serão os mesmos que se responsabilizarão pelo fracasso humano da falta de conhecimento, eficiência e competência. Os resultados desta educação falha são profissionais limitados e deficitários.
Superficialidade pode ter consequências trágicas
Quando você precisar de um engenheiro, de um médico, de um advogado, de um contador, de um psicólogo, de um professor de matemática, um professor de física, de química, de história... O que você vai encontrar? Ou melhor, o que você já está encontrando?
Neste momento você vai descobrir que a satisfação da sensação do sucesso transformou nossa vida em um fracasso. A cultura que vivemos de pregar aos “quatro cantos” o prazer e o dever de estar sempre feliz e satisfeito nos deixa anestesiados. Esse culto ao agora faz de quem deve ser uma solução se transformar em um problema.
O que estamos fazendo com profissões fundamentais para a preservação, expansão e valorização da vida? A ciência sempre foi nossa maior resposta aos desafios de preservar e multiplicar a qualidade da existência humana.
Defenda uma educação de qualidade, cobre isso. Participe da vida de sua escola, da escola de seus filhos. Não aceite que tudo termine em uma estética enganosa das formaturas glamorosas sem ninguém efetivamente formado.