A Receita Federal divulgou um balanço dos primeiros 15 dias de Operação Muralha.
Mais de 8 milhões de reais em apreensões em apenas 15 dias de ação. Este é o resultado expressivo fiscalização, realizada em toda a região de fronteira no Paraná e no Mato Grosso do Sul. A ação começou no dia 13 de maio e os dados foram contabilizados até o dia 27. As atividades de apreensão foram realizadas principalmente nas duas barreiras, fixadas na praça de pedágio de são Miguel do Iguaçu e na PR-163, em Guairá. Estradas secundárias também foram fiscalizadas.
O objetivo é combater crimes transfronteiriços, como tráfico e contrabando, comuns na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Os resultados foram bastante expressivos nestes primeiros 15 dias de operação. As apreensões ultrapassam 8 milhões de reais no Paraná e em Mato Grosso do Sul. As atividades de fiscalização realizadas no âmbito da Operação Muralha vêm atingindo o objetivo de fortalecer o Estado, por meio da integração entre a Receita Federal e as instituições parceiras, no combate aos crimes de fronteira, elevando a percepção de risco e a presença fiscal em toda região de fronteira do Brasil com o Paraguai.
Até agora foram apreendidos: mais de 700 mil maços de cigarros; 749 unidades de medicamentos e anabolizantes; 9,7 kg de maconha; 48 veículos e aproximadamente R$ 8 milhões em mercadorias.
O maior destaque fica por conta dos mais de 8 milhões de reais em mercadorias apreendidas. O valor se deve à grande quantidade de eletrônicos, principalmente produtos de informática e celulares de alto valor, que foram apreendidos nestas duas semanas.
Participam da Operação a Receita Federal, em parceria com a PRF, a PF e outros órgãos de segurança.