Empresa afirma ter identificado autor de mensagens de cunho político disparadas em massa

Eleições 2022

Empresa afirma ter identificado autor de mensagens de cunho político disparadas em massa

Por Redação em 28/09/2022 - 15:30

A empresa Algar Telecom S.A., responsável pelo sistema utilizado para o envio de mensagens de texto de cunho político, disparadas no último sábado (24), informou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já sabe quem é o funcionário que pode ter enviado as SMS.

No documento, encaminhado ao TSE, a empresa informou que um funcionário que atua desde janeiro de 2021 em cargos de nível júnior, atendia clientes e atuava como analista de redes, pode ter sido o responsável pelos envios.

Em nota, a Algar informou que “houve um acesso indevido e não autorizado à plataforma”.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), 324.818 mensagens de cunho político e incitando invasão ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal (STF) foram disparadas no estado por uma conta da empresa Algar Telecom.

A suspeita é de que o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ), sistema de comunicação do governo estadual, tenha sido utilizado para o envio.

Em nota, a Celepar informou que após ser notificada pela estatal, “a Algar Telecom identificou o usuário responsável pelos disparos de mensagens. Os dados coletados, como nome da pessoa e IP, foram informados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Ministério Público (MP)”.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, por agentes especializados em crimes virtuais do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber). Segundo a assessoria da PCPR, um inquérito policial foi instaurado e a investigação segue em andamento.

Por: Marinna Prota CBN Curitiba 

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria