Empresários do Oeste ressaltam impacto da nova ferrovia para a economia da região
Foto: Nova Ferroeste

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Empresários do Oeste ressaltam impacto da nova ferrovia para a economia da região

Por Fran Tiem em 18/11/2022 - 17:28

Empresários de Cascavel, participaram nesta quinta-feira de uma reunião sobre a Nova Ferroeste para discutir o andamento das últimas etapas antes de o projeto ser levado a leilão. Realizado na sede da ACIC, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, o encontro foi presencial, com transmissão ao vivo. O Oeste do Paraná concentra algumas das maiores empresas de alimentos do país, em especial as cooperativas de proteína animal. Hoje, apenas 2% de tudo que chega por trilhos ao Porto de Paranaguá têm origem nessa região, afirma Genésio Pegoraro, presidente da ACIC de Cascavel

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Proposto pelo Governo do Paraná, o projeto da Nova Ferroeste prevê a ampliação nas duas pontas da atual Ferroeste, que opera entre os municípios de Cascavel e Guarapuava. A intenção é ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com o Porto de Paranaguá. Dois ramais vão partir de Cascavel até Chapecó, em Santa Catarina e Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai. Ao todo devem ser mil 567 quilômetros de trilhos que vão passar por 66 municípios nos três estados. De acordo com o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a execução da Nova Ferroeste será um grande indutor de desenvolvimento e de geração de empregos.

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A ACIC possui três mil 620 associados, cerca de 200 empresas são do ramo alimentício e, destas, metade é ligada à indústria e ao agronegócio. É o caso da Coopavel, destaca o diretor-presidente da empresa, Dilvo Grolli.

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De acordo com os empresários, os obstáculos logísticos mantêm o desenvolvimento do Paraná com o freio de mão puxado, em função do alto custo embutido no transporte dos produtos e commodities. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira apontou que a redução do custo logístico com a Nova Ferroeste pode ser de até 30%. A maior parte da carga prevista para circular pelos trilhos da nova malha ferroviária vai seguir com destino à exportação. Soja, milho e proteína animal estão no topo da lista. Se a Nova Ferroeste estivesse em operação, poderia transportar atualmente 38 milhões de toneladas, sendo que deste total, 26 milhões de toneladas iriam diretamente para o porto. Deve entrar em votação nas próximas semanas na Assembleia Legislativa do Paraná a Lei de Autorização Ferroviária. O texto encaminhado pelo Governo do Estado cria a primeira lei ferroviária do Paraná. Devem ser definidos parâmetros para os pedidos de construção de ferrovias por concessão, permissão e autorização. A intenção é aproximar a iniciativa privada para que novos interessados possam construir e operar ferrovias no Paraná, em especial pelo regime de autorização.

Com Assessoria 

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