Empresários de Cascavel, participaram nesta quinta-feira de uma reunião sobre a Nova Ferroeste para discutir o andamento das últimas etapas antes de o projeto ser levado a leilão. Realizado na sede da ACIC, Associação Comercial e Industrial de Cascavel, o encontro foi presencial, com transmissão ao vivo. O Oeste do Paraná concentra algumas das maiores empresas de alimentos do país, em especial as cooperativas de proteína animal. Hoje, apenas 2% de tudo que chega por trilhos ao Porto de Paranaguá têm origem nessa região, afirma Genésio Pegoraro, presidente da ACIC de Cascavel
Ferroeste
Empresários do Oeste ressaltam impacto da nova ferrovia para a economia da região
Por Fran Tiem em 18/11/2022 - 17:28Proposto pelo Governo do Paraná, o projeto da Nova Ferroeste prevê a ampliação nas duas pontas da atual Ferroeste, que opera entre os municípios de Cascavel e Guarapuava. A intenção é ligar o município de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, com o Porto de Paranaguá. Dois ramais vão partir de Cascavel até Chapecó, em Santa Catarina e Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e o Paraguai. Ao todo devem ser mil 567 quilômetros de trilhos que vão passar por 66 municípios nos três estados. De acordo com o coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, a execução da Nova Ferroeste será um grande indutor de desenvolvimento e de geração de empregos.
A ACIC possui três mil 620 associados, cerca de 200 empresas são do ramo alimentício e, destas, metade é ligada à indústria e ao agronegócio. É o caso da Coopavel, destaca o diretor-presidente da empresa, Dilvo Grolli.
De acordo com os empresários, os obstáculos logísticos mantêm o desenvolvimento do Paraná com o freio de mão puxado, em função do alto custo embutido no transporte dos produtos e commodities. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Financeira apontou que a redução do custo logístico com a Nova Ferroeste pode ser de até 30%. A maior parte da carga prevista para circular pelos trilhos da nova malha ferroviária vai seguir com destino à exportação. Soja, milho e proteína animal estão no topo da lista. Se a Nova Ferroeste estivesse em operação, poderia transportar atualmente 38 milhões de toneladas, sendo que deste total, 26 milhões de toneladas iriam diretamente para o porto. Deve entrar em votação nas próximas semanas na Assembleia Legislativa do Paraná a Lei de Autorização Ferroviária. O texto encaminhado pelo Governo do Estado cria a primeira lei ferroviária do Paraná. Devem ser definidos parâmetros para os pedidos de construção de ferrovias por concessão, permissão e autorização. A intenção é aproximar a iniciativa privada para que novos interessados possam construir e operar ferrovias no Paraná, em especial pelo regime de autorização.
Com Assessoria