O secretário de Saúde de Cascavel, Thiago Stefanello, apresentou dados das ações desenvolvidas no município e o planejamento para o ano 2021, durante a “Escola de Governo”, nesta sexta-feira(12). Em entrevista à CBN Cascavel, Stefanello falou da vacinação contra a Covid-19, que está em andamento, entre outros assuntos.
“Os números mostram que fizemos nosso dever. Ampliamos os leitos de UTI e conseguimos aumentar o sistema para dar assistência aos doentes da Covid-19. Mas o maior desafio ainda é a conscientização da população”, diz Stefanello.
Investimentos
Durante o encontro foram assinados termos para compra de material de infraestrutura para a saúde. Nove novos carros destinados à equipes da saúde da família serão adquiridos. Os veículos vão permitir que os médicos e enfermeiras se desloquem para as casas dos pacientes com mais agilidade nas UBS Los Angeles, Cidade Verde, Cataratas, XIV de Novembro, Tarumã, São Salvador, Santa Barbara, Rio do Salto e São Cristóvão.
Também foi assinado o termo para aquisição de aparelhos médicos no valor de R$ 2,4 milhões para equipar unidades de saúde.
A expectativa de todo o setor da saúde é pela inauguração da nova sede Cisop (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná), no dia 21 de março, que deve melhorar o fluxo e reduzir as filas de espera por especialidades.
Mesmo assim, a Secretaria de Saúde de Cascavel organiza um Mutirão de consultas, previsto para acontecer ainda no primeiro semestre de 2021, em parceria com o Estado, para atender a demanda estagnada. A prefeitura fará um chamamento de clínicas particulares e prevê R$ 4,5 milhões de investimentos nesse mutirão.
Materno-Infantil
Dentro do Plano de Governo para essa gestão, está a estruturação de três Centros Maternos-Infantis até 2023.
O primeiro Materno-Infantil será implantado ainda neste ano onde atualmente é a UBS dos Los Angeles, que foi reformada recentemente será transferida para uma nova sede.
“Toda gestante terá um centro de referência, facilitando o acesso das mães com pediatras, ginecologistas, o que vai dar agilidade”, diz o secretário.
Novas UBSs
O Mnicípio entrega nos próximos dias quatro novas unidades de saúde dos bairros Cancelli, FAG, Los Ângeles e Cidade Verde. Outra boa notícia é que na próxima semana começam as obras nos bairros Tarumã e Universitário.
Além dessas, estão em andamento as construções da UBSs do Tio Zaca, Juvinópolis, Morumbi, Guarujá, Floresta e Sanga Funda.
As unidades do Claudete e Cataratas estão também no planejamento de investimentos de 2021, falta apenas a finalização do processo licitatório.
Gestão plena
Cascavel se prepara para iniciar o processo da Gestão Plena da Saúde. A cidade quer assumir a gestão dos contratos dos prestadores de saúde junto ao SUS e, com isso, gerir de maneira integral os recursos enviados pelo governo federal, por meio do Estado.
A tarefa entregue ao secretário de Saúde de Cascavel não é simples, mas confere ao Município autonomia para destinar as verbas da saúde, dando mais eficiência conforme as necessidades do cascavelense.
A Gestão Plena do Sistema Municipal de Saúde é preconizado pelo SUS, e o município passa a ter controle sobre a qualidade dos prestadores de serviço.
Vidas
O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, falou após a apresentação e se emocionou ao lembrar das dificuldades frente à pandemia. Paranhos disse que o principal legado que a pandemia da Covid-19 deixará é a solidariedade, que foi a maior arma para superação de uma doença tão grave, que levou à morte 284 moradores de Cascavel.
“Quando assumimos, em 2017, já sabíamos do desafio que era administrar a saúde, mas a pandemia não estava prevista. Tivemos que aumentar os investimentos. Fizemos um trabalho com muito amor, mas ainda não acabou, ainda temos que enfrentar o vírus, e eu quero agradecer a todos da equipe da saúde”, ressaltou o prefeito.
Também participaram outros gestores da saúde que integram a rede hospitalar de Cascavel.