Fé no Brasil é coisa séria
CBN Cascavel

Opinião

Fé no Brasil é coisa séria

Por Gilson Aguiar em 13/10/2023 - 18:30

Nossa formação enquanto povo se confunde com a religiosidade crista que impregnou as relações e os sentidos da vida. A identidade nacional passa pelos cultos religiosos, os fatos que servem de testemunho para se perceber o poder da retórica cristã na vida dos brasileiros.

A data de 12 de outubro, dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.

O “Aparecida” é a identidade importante da imagem encontrada por pescadores em 1717, no rio Paraíba do Sul, em São Paulo.

O incrível desta história é que a imagem foi encontrada em dois lançamentos de rede. No primeiro se pescou o corpo e, mais a frente no rio, a cabeça da santa. Qual a chance de isto acontecer?

A pescaria que estava ruim ficou boa após o achado das duas partes da Santa. Este é um elemento importante da história e do valor que crer tem. O fato se torna o marco entre o bem e o mal. Estava ruim e ficou bom.

A esposa de um dos pescadores colou corpo e cabeça e construiu um pequeno altar em casa para louvar Nossa Senhora.

Ao longo da história o altar virou uma capela e de uma capela uma Igreja. Hoje, o maior templo católico na América e um dos maiores do mundo. Hoje, Aparecida do Norte é um local de devoção.

A padroeira do Brasil

O caminho da Santa a se transformar em Padroeira do Brasil foi longo. Somente em 1930 ela foi reconhecida. Em 1953 se oficializou o dia 12 de outubro como o Dia da Padroeira. E com a visita do Papa Paulo II em 1980 o então presidente João Baptista Figueiredo decretou o feriado nacional.

O número de devotos a Santa se multiplicou e os rituais ligados a ela se tornaram complexos. A peregrinação é uma das características de um povo que acredita que a interferência divina poderá lhe trazer um alívio a dor.

O Santuário de Aparecida do Norte é uma demonstração de força popular da fé e do poder que ela tem de movimentar a esperança das pessoas. Quem se sacrifica pela vontade de ver realizado o desejo, o sonho, se liberar da dor, ter o melhor caminho escolhido.

Outras manifestações de fé e força popular

Muitas das manifestações populares de fé se traduziram em lideranças religiosas que assumiam o papel de “santos vivos”, aqueles que iriam guiar a população para a salvação, superando os males que lhes atingiam.

A representação da liderança religiosa nas terras que vieram a forma o Brasil remontam sua ocupação. A presença dos padres ligados as ordens religiosas, os jesuítas foram marcantes neste sentido.

Ao longo da histórica luta popular contra os mandos e desmandos da ordem estabelecida a fé foi uma saída comum. Se crer no além para interpretar uma vida marcada de injustiça a que não se tem uma ação racional que lhe dê saída.

No mundo dos grandes senhores de terras que se constituiu o território brasileiro, os coronéis foram determinantes na vida pública, na sobrevivência dos seres humanos em seu cotidiano.

O padre “santo” ou não?

Padre Cícero (1844-1934), em Juazeiro do Norte, também carrega em si o mesmo elemento. Considerado um santo popular. Sem canonização oficial é um elemento de crença da vida popular. A história do padre do Ceará remonta os embates entre coronéis e a disputa pelo poder.

Defensor das causas populares, o Padre Cícero se tornou objeto de louvor, defesa e crítica. Considerado um santo em vida, ele fez uma hóstia virar sangue em plena missa. A Igreja Católica não reconheceu o ato “santo”.

O padre foi excomungado e a Igreja Proibiu as peregrinações a Juazeiro, o que não impediu o apelo popular e continuidade das romarias e devoção.

A Igreja Católica o perdoou em 2015 e hoje há um processo na busca de canonizar Padre Cícero. Ele é reconhecido como herói popular e muitos milagres são atribuídos a ele.

Podemos litar inúmeros casos de santidade ou sinal de devoção e milagres no Brasil.

Ferrovia, fé e guerra

João e José Maria na chamada Região do Contestado, na divisa do Paraná com Santa Catarina. Entre 1912 a 1916 a disputa das terras entre os governos dos estados e as populações pobres se agrava com a construção da Ferrovia São Paulo-Rio Grande.

A empreitada ferroviária prometia mudar a realidade da região, trazer prosperidade. Mas, seria um divisor de águas na realidade que antecedia a linha férrea e os desdobramentos de sua instalação.

Desapropriando terras, explorando os trabalhadores durante as obras e promovendo massacres a empresa ferroviária viu brotar a crença popular liderada pelos monges. A fé se misturou as guerras pelo território.

A intervenção federal causou um massacre dos caboclos liderados por José Maria. Esse era o nome do beato que assumiu a identidade de seu antecessor e considerado milagreiro e enviado para proteger o povo por Deus.

Algumas publicações sobre o tema

Os mesmos messiânicos de sempre - https://gilsonaguiar.com.br/os-mesmos-messianicos-de-sempre/

Santos do pau-oco é a fé miserável que os beatifica - https://gilsonaguiar.com.br/santos-do-pau-oco-e-a-fe-miseravel-que-o-beatifica/

Profetas são típicos da crise - https://gilsonaguiar.com.br/profetas-sao-tipicos-da-crise/

Radicalismo de todos os dias - https://gilsonaguiar.com.br/radicalismo-de-todos-os-dias/

A maior de todas as demonstrações de fé e luta

A maior demonstração de fé e a capacidade de movimenta as pessoas a resistir a miséria na busca de uma esperança foi a Guerra de Canudos (1896 e 1897). O beato Antônio Conselheiro, liderou milhares de sertanejos no interior da Bahia e formou o Arraial de Canudos.

O movimento buscava o estabelecimento dos sertanejos naquela que seria a “nova Jerusalém”, uma terra santa e prometida que seria justa e igual para todos. Se acredita em um lugar possível de se viver em paz e isso estaria associado a vontade de Deus.

Conselheiro, líder de Canudos, considerava que a república era um mal e que a monarquia era o governo de Deus. As manifestações populares contra a república neste movimento não eram consolidadas em um projeto de sociedade. Não era uma resistência ao regime republicano recém-instalado no país.

A manifestação era de associação simples entre a o discurso divino que se associou ao regime monárquico. E tudo o que é de Deus era tido como bom, inclusive o regime monárquico.

Canudos foi destruída após várias expedições das tropas federais, inclusive uma baiana.

Parece que a resistência do povo é maior quando tem fé.

Reflita em quantos movimentos nós temos com forte caráter religioso que acaba por ter muitos adeptos. Ainda hoje a religiosidade é instrumento de identificação, representação e, também, de manipulação, por melhor que sejam as intenções.

 

 

Player Ouça O comentário

Notícias da mesma editoria