Um Centro Integrado de Operações de Fronteira será inaugurado em Foz do Iguaçu em dezembro. O projeto piloto, denominado Fusion Center, é de responsabilidade do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas. O objetivo, segundo Ministério da Justiça, é unificar o compartilhamento de informações, de gestão de investigações policiais por multiagências nacionais e internacionais, e de coordenação de operações policiais ostensivas de fronteira.
Por meio de nota à CBN Cascavel, o Ministério da Justiça e Segurança Pública ressaltou que o Fusion Center vai atuar na operação ostensiva, no auxílio de investigação e no combate ao crime organizado. O objetivo principal é coibir crimes como contrabando e tráfico de drogas, comuns na fronteira do Brasil com o Paraguai.
Na região, serão desenvolvidas diversas atividades: comando e controle efetivo em campo, análise compartilhada entre agências de inteligência e investigação e análise de inteligência estratégica.
Inicialmente, 30 profissionais atuarão no local, representantes de diversas forças de segurança pública, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, agencia brasileira de inteligência, entre outros.
A instalação do Fusion Center ocorrerá em um imóvel compartilhado pela Itaipu, que vai ceder um espaço de forma provisória pelo período de dois anos. A contribuição da Itaipu ficará no montante de dois milhões de reais.
Uma sede adequada para missão será implantada possivelmente no mesmo terreno onde fica a sede da Polícia Rodoviária Federal de Foz do Iguaçu. A previsão de investimento para toda essa força-tarefa é de R$ 40 milhões.