Em entrevista à CBN Cascavel nesta sexta-feira (06) Ana Carolina Rossin, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, entre outros assuntos, falou da falta de doses da vacina contra a varicela. "A Anvisa interrompeu a distribuição da vacina tetraviral e da monovalente da varicela por causa de mudanças no processo de fabricação. Em julho, a Anvisa aprovou os lotes após uma reavaliação. Esse desabastecimento de estoque é em todo o país. Em determinados momentos, neste ano, chegaram algumas doses, mas rapidamente se esgotaram. Estamos também na espera de novos lotes, e assim que chegarem vamos estar avisando a população".
O Ministério da Saúde iniciou uma compra internacional emergencial da vacina contra varicela, por conta do desabastecimento de doses no país. A vacina contra a varicela é feita de vírus vivo atenuado e está disponível separada ou junto com a tríplice viral. A vacina monovalente pode ser administrada a crianças até os seis anos, 11 meses e 29 dias.
A vacina contra a varicela protege contra a catapora, uma doença infecciosa causada pelo vírus Varicela Zoster. A vacinação é considerada a principal forma de prevenção da doença e é eficaz para evitar casos graves e mortes. A vacina contra a varicela previne: Infecções na pele, Pneumonia, Otite, Meningite, Encefalite.