Lava Jato defende Dallagnol às vésperas de julgamento
Imagem G1

Brasil

Lava Jato defende Dallagnol às vésperas de julgamento

Por Redação em 07/09/2020 - 12:23

A força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) emitiu uma nota, neste domingo (6), em que defende o procurador da República e ex-chefe do grupo Deltan Dallagnol, alvo de um processo disciplinar em razão de postagens nas redes sociais. O julgamento da ação ocorre, nesta terça-feira (8), no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes revogar, na última sexta-feira (4), a decisão do ministro Celso de Mello e determinar que o caso seja analisado.

A ação contra Dallagnol foi apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e apura se o procurador cometeu infração disciplinar por suposta tentativa de interferência na disputa pela presidência do Senado em postagens sobre o parlamentar em uma rede social.

Conforme a força-tarefa da Lava Jato, “essas manifestações de Deltan, como outras feitas, são em defesa da causa anticorrupção, em defesa da sociedade”. O grupo diz que a “alegação de que isso seria uma falta funcional já foi apresentada à Corregedoria do Ministério Público Federal, analisada e rechaçada”.

Segundo o MPF, “diversas falhas ao devido processo legal foram evidenciadas nessa tramitação, a começar pelo fato de que a re-tramitação do processo disciplinar por fatos que já foram apreciados e considerados legais em si já representa uma afronta ao princípio básico de que uma pessoa não pode ser duas vezes julgada por um mesmo fato”.

Além disso, a força-tarefa da Lava Jato convocou colegas a acompanhar a análise de processo disciplinar sobre Dallagnol, que ocorre nesta terça-feira (8), a partir das 9h, no Conselho Nacional do Ministério Público. O julgamento será transmitido online.

Repórter Francielly Azevedo - CBN Curitiba 

Notícias da mesma editoria