Mais de 3 mil motoristas foram notificados neste ano, em Cascavel
Divulgação

CELULAR AO VOLANTE

Mais de 3 mil motoristas foram notificados neste ano, em Cascavel

Em 28/06/2019 - 11:51

Usar o celular enquanto dirige é infração grave, além do risco de acidentes. Apesar do alerta constante sobre o assunto, a prática é cada vez mais comum. Em Cascavel, de janeiro deste ano até agora foram 3.134 autuações da Cettrans por uso do celular. Desta forma, a tendência é de que neste ano sejam registradas pelo menos mil infrações a mais do que em 2018. Por que em todo o ano passado, foram 5.759 autuações pelo mesmo motivo. São realizadas ações de educação para conscientizar motoristas. Mesmo assim, os flagrantes são frequentes.

Nas rodovias federais, onde a atenção precisa ser ainda maior, também há incidência do uso do celular. Em 2018, foram 2.453 multas registradas pela PRF, em todo o Paraná. Em 2019, até o dia 25 de junho, já são 927 infrações. O policial rodoviário federal Maciel Júnior diz que são diversas as formas de uso que podem atrapalhar o motorista.

Em todo o Brasil, uma em cada cinco pessoas admite usar o celular ao volante. O dado foi demonstrado em pesquisa do ministério da saúde. O levantamento foi realizado em 2018 com 52 mil pessoas. Segundo a especialista em educação no trânsito, Vânia Müetzemberg,a reação e os reflexos dos motoristas são comprometidos com o uso do celular. A prática é mais comum entre os jovens.

Player Ouça a reportagem

Notícias da mesma editoria