Faleceu nesta terça-feira (30) Toninho Baratter, aos 69 anos. Ele foi vereador em Cascavel, deputado estadual, professor, filósofo, graduado em Direito e cientista político. Baratter sofreu um AVC no mês passado e estava em casa se recuperando. Nesta terça-feira (30) ao apresentar dificuldade para respirar, o Samu foi acionado e durante os primeiros socorros, Baratter sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu dentro da ambulância. O corpo será velado na capela Master, a partir das 21h, e o sepultamento está marcado para esta quarta-feira às 17h, no cemitério Central.
Antonio Carlos Baratter nasceu em Rondinha (RS), em 23 de abril de 1955, filho de Valério Baratter e Adélia Pertusatti Baratter. Mudou-se para Cascavel em 1962, onde a família trabalhou no ramo madeireiro.
Carreira política
A militância política teve início quando integrou a comissão nacional de fundação do PSDB.Foi vereador de Cascavel de 1989 a 1992. Nas eleições de 1998 ficou na suplência de deputado estadual pelo PSDB, tendo assumido uma cadeira no legislativo estadual em 10 de fevereiro de 1999, ocupando a vaga deixada pelo deputado Sergio Spada, licenciado para ocupar a Secretaria Especial para Proteção e Defesa do Consumidor. Com o retorno do deputado Sergio Spada, assumiu a vaga do deputado Luiz Fernandes Litro, afastado para tratamento de saúde. Como deputado estadual, foi líder da bancada do PSDB na Assembleia Legislativa e membro titular das Comissões permanentes de Constituição e Justiça, Revisão Constitucional e Redação final.
Em uma das últimas entrevistas à Rádio CBN de Cascavel, Toninho Baratter falou sobre o tema: "Todo ser humano morre, mas nem todo ser humano vive", acompanhe.