​Não se Cale: Projeto define protocolo de apoio às vítimas de violência sexual em casas noturnas​
Imagem livre Pixabay

Câmara de Vereadores

​Não se Cale: Projeto define protocolo de apoio às vítimas de violência sexual em casas noturnas​

Por Fran Tiem em 14/02/2023 - 10:30

Baseado no protocolo de segurança No callem, que levou à prisão do jogador brasileiro Daniel Alves em Barcelona, na Espanha, a câmara de vereadores de Cascavel propôs um projeto semelhante, o Não se Cale Cascavel, destinado a proteger mulheres de todas as idades

em situação de risco ou violência sexual em estabelecimentos de lazer, como bares, shows, restaurantes, casas noturnas e similares.

De acordo com um dos vereadores proponentes Edson Souza, os estabelecimentos, no ato de adesão ao Protocolo Não Se Cale Cascavel, possam capacitar seus profissionais a partir de uma formação humanizada, com respeito às diferenças em uma perspectiva de acolhimento da vítima, independentemente de sua cor, gênero ou classe social, que tenham espaços de acolhimento seguros e assegurem que o atendimento a vítima seja realizado em conexão com a rede de proteção às mulheres e que a autoridade policial seja chamada imediatamente. Além disso, os bares e casas noturnas podem trabalhar com campanhas de conscientização e publicidade sobre o tema.

Player Ouça Vereador Edson Souza

Alécio Espínola e Cidão da Telepar reforçam a argumentação de meninas e mulheres precisam de leis que as protejam, especialmente para que tenham coragem de denunciar e não sejam expostas ao constrangimento e à vergonha. De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado em 2022, a cada 10 minutos um estupro foi praticado contra mulheres ou meninas entre março de 2020 e dezembro de 2021 e um feminicídio a cada sete horas.

Notícias da mesma editoria