A nova concessão de rodovias no estado do Paraná é para um período de 30 anos. A expectativa, segundo o governo do estado, é que as tarifas de pedágio, na largada, tenham redução de 50%. O deputado estadual Márcio Pacheco espera que o processo, desta vez, tenha transparência. “A população não é contra o pedágio, é contra as cobranças abusivas e sem a execução das obras”
Das 15 novas praças, três estão previstas para a região Oeste. Uma entre Cascavel e Toledo, em trecho já duplicado, e as outras duas em Lindoeste e Mercedes. O presidente da Amop e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, esteve falando até mesmo com o presidente Jair Bolsonaro para pedir a não implantação da praça. “Estive frente a frente com o presidente e mais uma vez falei da nossa preocupação”.
Os contratos atuais terminam no dia 27 de novembro. Enquanto não se tem a definição das empresas vencedoras do certame, as rodovias receberão serviços de manutenção sob a responsabilidade do DNIT e DER. Os investimentos previstos, com a nova concessão, são da ordem de R$ 44 bilhões. Edson José Vasconcelos, vice-presidente da Fiep, destaca a importância das obras. “Quando falamos em desconto para o usuário, nós nunca falamos em abrir mão de obras”.
A nova concessão de rodovias está dividida em seis lotes, que totalizam 3,3 quilômetros de estradas. Entre as principais obras previstas, estão 1.783 quilômetros de duplicação de vias, sendo que 90% do total deverá ser executado até o sétimo ano da concessão. Segundo o governador Ratinho Júnior, esse novo modelo essa corrigindo os erros do passado e “estamos felizes porque vencemos uma etapa extremamente importante”.
O formato do leilão foi definido pelo Ministério da Infraestrutura e Governo do Estado. O próximo passo é a análise do Tribunal de Contas da União. Em seguida, os seis lotes serão leiloados na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).